Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento
Texto
Brasil + 500: Mostra do Redescobrimento (São Paulo, São Paulo, 24 de abril a 10 de setembro de 2000). Exposição de arte contemporânea realizada para celebrar os quinhentos anos do país. A mostra apresenta um panorama da história da arte brasileira desde antes da chegada dos europeus ao continente. Reúne cerca de quinze mil obras, entre quadros, esculturas, instalações, utilitários e antiguidades, divididas em treze módulos1.
Realizada entre 24 de abril e 10 de setembro de 2000 em quatro espaços do Parque Ibirapuera, em São Paulo: Pavilhão Ciccillo Matarazzo, Pavilhão Manoel da Nóbrega, Oca (Pavilhão Lucas Nogueira Garcez) e Cinecaverna, lugar construído especialmente para a exposição. O curador geral da mostra é o artista plástico Nelson Aguilar (1945), que conta com outros vinte curadores, além de uma equipe de cenógrafos e arquitetos, entre eles Paulo Mendes da Rocha (1928-2021). A Associação Brasil 500 Anos Artes Visuais é a responsável pela produção do evento. A inspiração para o projeto curatorial parte da proposta do crítico de arte Mário Pedrosa (1900-1981) para criação do Museu das Origens2.
No Pavilhão Ciccillo Matarazzo são apresentados sete núcleos: Imagens do Barroco, Arte do Século XIX, Arte Afro-Brasileira, Imagens do Inconsciente, Olhar Distante e a seção Arte do século XX, que inclui os núcleos Arte Moderna e Arte Contemporânea: (1) Imagens do Barroco apresenta obras dos séculos XVI e XVII que reproduzem imagens sacras como meio de difusão dos códigos missionais, como esculturas de oficinas brasileiras jesuíticas, franciscanas e carmelitas; (2) Arte do Século XIX expõe pinturas épicas e esculturas de artistas brasileiros produzidas durante o Brasil Império. Entre as obras, notam-se os padrões franceses da Academia de Belas Artes e as paisagens, como Vista da Mãe d´Água (1850), de Félix-Émile Taunay (1795-1881); (3) Arte Afro-Brasileira ressalta a contribuição das culturas africanas para o país, apresentando máscaras e objetos de povos africanos e obras de artistas brasileiros, como o baiano Mestre Didi (1917-2013); (4) Imagens do Inconsciente apresenta obras de internos em instituições psiquiátricas, com destaque para os trabalhos de Arthur Bispo do Rosário (1911-1989); (5) Olhar Distante mostra trabalhos que revelam o olhar estrangeiro sobre o Brasil. Reúne desde obras sobre o Pernambuco dos holandeses do século XVII até registros fotográficos do Brasil do século XIX. Entre os trabalhos, um conjunto de obras de Anselm Kiefer (1945) sobre a São Paulo dos anos 1990; e finalmente Arte do Século XX se subdivide entre os núcleos (6) Arte Moderna e (7) Arte Contemporânea. O primeiro apresenta artistas que participaram da Semana de Arte Moderna de 1922, como Tarsila do Amaral (1886-1973), e o segundo expõe artistas que, a partir dos anos 1960, exploram outros suportes além da tela ou da escultura, como Lygia Clark (1920-1988).
No Pavilhão Manoel da Nóbrega são apresentados dois núcleos: o Arte Popular e o Negro de Corpo e Alma. Arte popular reflete sobre a cultura popular brasileira e inclui elementos históricos do folclore, do cangaço3 e da arte naïf. Destacam-se objetos e vestimentas de figuras históricas, como Lampião (1898-1938)4. Já Negro de Corpo e Alma apresenta manifestações culturais sobre os negros, buscando desconstruir o imaginário estereotipado sobre essa população. Entre as obras, estão esculturas em grande escala do senegalês Ousmane Sow (1935-2016).
Na Oca, além da sessão Arqueologia, são apresentados os núcleos Artes Indígenas, A Primeira Descoberta da América e Carta de Pero Vaz de Caminha. O núcleo Arqueologia apresenta uma breve história da evolução dos primatas até o Homo sapiens, com foco na pré-história brasileira. Entre esculturas em pedra e osso, cerâmicas e arte rupestre, há uma seção dedicada às inscrições rupestres da Amazônia, datadas de até 11.200 anos atrás. Artes Indígenas apresenta a diversidade cultural das sociedades indígenas brasileiras. Reúne desde objetos ritualísticos e outros de uso cotidiano recolhidos desde os séculos XVI até a atualidade. Destaca-se a presença do manto tupinambá conservado pelo Museu Nacional da Dinamarca5. A Primeira Descoberta da América questiona as raízes e as origens dos primeiros habitantes do continente. O núcleo inclui Carta de Pero Vaz de Caminha, que contextualiza o evento da "descoberta" do Brasil. Além de obras que saem de Portugal pela primeira vez, como a pintura do século XVI Missa de São Gregório, do Museu Nacional de Arte Antiga de Lisboa, destaca-se a presença da carta original de Pero Vaz de Caminha, considerada a certidão de nascimento do país e cedida pelo governo de Portugal para a exposição.
O núcleo Cinecaverna, uma enorme tenda construída especialmente para a mostra, é uma instalação com enormes projeções. Inclui a exibição de um filme e um túnel de 160 metros, ambos reproduzem as condições de vida dos homens da pré-história brasileira.
A mostra é aberta oficialmente pelos presidentes do Brasil e de Portugal na época, respectivamente Fernando Henrique Cardoso (1931) e Jorge Sampaio (1939-2021), e recebe mais de 1,8 milhão de visitantes. Depois do encerramento da exposição, os módulos partem separadamente em itinerância para outras capitais brasileiras, além de outras cidades no exterior, como Lisboa, Londres, Paris e Nova York.
Brasil + 500: Mostra do Redescobrimento contextualiza a história da arte brasileira desde os primórdios do país, reunindo não só trabalhos de artistas nacionais e estrangeiros que colaboram com a construção de um imaginário nacional, como também pesquisas que aprofundam o conhecimento sobre a cultura brasileira.
Notas
1. Os treze módulos da mostra são: A Primeira Descoberta da América, Artes Indígenas, Carta de Pero Vaz de Caminha, Arte Barroca, Arte Afro-Brasileira, Negro de Corpo e Alma, Arte Popular, Arte do Século XIX, Arte Moderna, Imagens do Inconsciente, Arte Contemporânea, O Olhar Distante e Cine Caverna.
2. O crítico Mário Pedrosa propõe refundar o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ) depois do incêndio em 1978 que consumiu quase todo o acervo da instituição. A proposta de Pedrosa é criar o Museu das Origens composto por cinco museus independentes: o Museu do Índio, o Museu da Arte Virgem (do Inconsciente), o Museu de Arte Moderna, o Museu do Negro e o Museu de Artes Populares.
3. O cangaço foi um movimento social ocorrido no Nordeste do Brasil nos séculos XIX e XX. Nele os cangaceiros demonstram insatisfação com as condições precárias de vida em que a maioria da população nordestina se encontra e denunciam o poder concentrado nas mãos dos fazendeiros.
4. Virgulino Ferreira da Silva, vulgo Lampião, é um cangaceiro brasileiro conhecido por enfrentar a opressão dos coronéis do nordeste no início do século XX.
5. Denominado Mantelete emplumado, o manto tupinambá foi levado de Pernambuco para a Europa por Maurício de Nassau (1604-1679) durante a ocupação holandesa do Nordeste brasileiro, entre 1637 e 1644, e foi presenteado na época ao rei da Dinamarca.
Ficha Técnica
Catherine Vanderhaeghe
Emanoel Araújo
Fernando Antonio Baptista Pereira
François Neyt
Franklin Pedroso
Frederico Pernambucano de Mello
Jean Galard
José Antônio Braga Fernandes Dias
Kabengele Munanga
Lucia Hussak van Velthem
Luciano Migliaccio
Luiz Carlos Mello
Maria Cristina Mineiro Scatamacchia
Marta Heloísa Leuba Salum
Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira
Nelson Aguilar
Nise da Silveira
Pedro Corrêa do Lago
Walter Neves
Artista participante
Abraham Palatnik
Adelina
Adriana Varejão
Adrien Taunay
Agnaldo
Agostinho da Motta
Albert Eckhout
Albert Frisch
Albert Henschel
Albino Braz
Aleijadinho
Alfredo Volpi
Almeida Júnior
Almeida Reis
Almir Mavignier
Aluísio Carvão
Alvim Correa
Amilcar de Castro
Angelo Agostini
Anita Malfatti
Anna Bella Geiger
Anselm Kiefer
Antonio Bandeira
Antônio Bragança
Antonio Cabral
Antonio Dias
Antonio Gomide
Antonio Henrique Amaral
Antonio Manuel
Antônio Parreiras
Arnaud Julien Pallière
Arthur Amora
Arthur Bispo do Rosario
Arthur Timótheo da Costa
Artur Barrio
asquale De Chirico
August Muller
Auguste Stahl
Augusto Riedel
Aurélio de Figueiredo
Aurora Cursino
Baptista da Costa
Bauch
Belmiro de Almeida
Benedito Calixto
Benjamin R. Mulock
Bonadei
Burle Marx
C. J. de Martin
Candido Portinari
Carlos Fajardo
Carlos Pertuis
Carlos Prado
Carlos Vergara
Carmela Gross
Carmelio Cruz
Carybé
Castagneto
Celso Antônio
Charles Landseer
Cicero Dias
Cildo Meireles
Claude Lévi-Strauss
Claudio Tozzi
Conde de Clarac
Correia de Lima
Daniel Senise
Darcílio Lima
Décio Vieira
Di Cavalcanti
Djanira
Dudi Maia Rosa
E. Migliaccio
Eduard Hildebrandt
Eduardo Sued
Eliseu Visconti
Emidio Magalhães
Emmanuel Nassar
Emmanuel Zamor
Emygdio de Barros
Ernesto De Fiori
Ernesto Neto
Félix-Émile Taunay
Ferdinand Friederich August Pettrich
Ferdinand Keller
Fernando Diniz
Fernando Lemos
Firmino Monteiro
Flávia Ribeiro
Flávio de Carvalho / Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento (2000 : São Paulo, SP)
Flávio Emanuel / Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento (2000 : São Paulo, SP)
Flavio-Shiró / Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento (2000 : São Paulo, SP)
Flexor / Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento (2000 : São Paulo, SP)
Francisco Pedro do Amaral / Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento (2000 : São Paulo, SP)
Franco Velasco / Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento (2000 : São Paulo, SP)
François-Auguste Biard / Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento (2000 : São Paulo, SP)
Frans Krajcberg
Frans Post / Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento (2000 : São Paulo, SP)
Franz Weissmann / Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento (2000 : São Paulo, SP)
Frei Jesuino do Monte Carmelo
Gastão Worms / Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento (2000 : São Paulo, SP)
Geneviève Naylor / Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento (2000 : São Paulo, SP)
Georg Grimm / Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento (2000 : São Paulo, SP)
George Leuzinger / Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento (2000 : São Paulo, SP)
Geraldo de Barros
Gilvan Samico / Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento (2000 : São Paulo, SP)
Glauco Rodrigues
Graça Morais / Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento (2000 : São Paulo, SP)
Guignard
Heitor dos Prazeres / Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento (2000 : São Paulo, SP)
Hélio Oiticica / Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento (2000 : São Paulo, SP)
Hélio Oliveira / Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento (2000 : São Paulo, SP)
Henrique Bernardelli / Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento (2000 : São Paulo, SP)
Hércules Barsotti / Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento (2000 : São Paulo, SP)
Hermelindo Fiaminghi / Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento (2000 : São Paulo, SP)
Honorato Manuel de Lima / Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento (2000 : São Paulo, SP)
Hostílio Dantas / Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento (2000 : São Paulo, SP)
Hugo Bertazzon / Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento (2000 : São Paulo, SP)
Humberto Cozzo / Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento (2000 : São Paulo, SP)
Iberê Camargo / Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento (2000 : São Paulo, SP)
Iole de Freitas / Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento (2000 : São Paulo, SP)
Isaac / Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento (2000 : São Paulo, SP)
Ismael Nery / Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento (2000 : São Paulo, SP)
Ivald Granato / Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento (2000 : São Paulo, SP)
Ivan Serpa / Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento (2000 : São Paulo, SP)
Ivens Machado / Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento (2000 : São Paulo, SP)
Jac Leirner / Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento (2000 : São Paulo, SP)
Januário Garcia
Jean Manzon
Jean-Baptiste Debret
Joachin / Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento (2000 : São Paulo, SP)
João Câmara
João Francisco Lopes Rodrigues
João Timotheo da Costa / Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento (2000 : São Paulo, SP)
Joaquim Figueira / Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento (2000 : São Paulo, SP)
Joaquim Tenreiro / Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento (2000 : São Paulo, SP)
Johann Moritz Rugendas
Jorge Guinle / Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento (2000 : São Paulo, SP)
José Caruso / Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento (2000 : São Paulo, SP)
José Damasceno / Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento (2000 : São Paulo, SP)
José dos Reis Carvalho
José Pancetti
José Resende / Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento (2000 : São Paulo, SP)
José Roberto Aguilar
Joseph Léon Righini / Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento (2000 : São Paulo, SP)
Judith Lauand
Júlio Guerra / Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento (2000 : São Paulo, SP)
Karin Lambrecht / Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento (2000 : São Paulo, SP)
Krumholz / Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento (2000 : São Paulo, SP)
Lasar Segall
Laura Vinci / Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento (2000 : São Paulo, SP)
Leda Catunda / Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento (2000 : São Paulo, SP)
Leonilson
Lívio Abramo
Lothar Charoux / Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento (2000 : São Paulo, SP)
Lotiz / Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento (2000 : São Paulo, SP)
Louis Auguste Moreaux / Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento (2000 : São Paulo, SP)
Louis Buvelot / Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento (2000 : São Paulo, SP)
Louis Rochet / Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento (2000 : São Paulo, SP)
Lucílio de Albuquerque / Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento (2000 : São Paulo, SP)
Luiz Sacilotto / Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento (2000 : São Paulo, SP)
Luiz Zerbini / Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento (2000 : São Paulo, SP)
Lygia Clark
Lygia Pape
Manabu Mabe / Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento (2000 : São Paulo, SP)
Manoel Lopes Rodrigues / Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento (2000 : São Paulo, SP)
Manuel de Araújo Porto-Alegre
Manuel Dias de Oliveira / Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento (2000 : São Paulo, SP)
Manuel Pedro Leal / Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento (2000 : São Paulo, SP)
Marc Ferrez / Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento (2000 : São Paulo, SP)
Marcel Gautherot / Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento (2000 : São Paulo, SP)
Marcos Coelho Benjamim / Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento (2000 : São Paulo, SP)
Marepe / Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento (2000 : São Paulo, SP)
Margarida Lopes de Almeida / Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento (2000 : São Paulo, SP)
Maria Leontina / Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento (2000 : São Paulo, SP)
Maria Martins / Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento (2000 : São Paulo, SP)
Mary Vieira / Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento (2000 : São Paulo, SP)
Maurício Nogueira Lima / Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento (2000 : São Paulo, SP)
Maurino de Araújo
Mestre Didi
Mestre Valentim
Exposições 2
-
18/10/2000 - 19/11/2000
-
20/12/2001 - 31/7/2000
Fontes de pesquisa 20
- BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos. 500 anos, comemorações ou celebrações? Revista ADUSP, São Paulo, n. 21, p. 6-10, dez. 2000. Disponível em: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/001124231.pdf. Acesso em: 28 jun. 2022.
- BARROS, Guilherme. O novo Brasil da Mostra do Redescobrimento. 2014. 22 p. Artigo Científico (Especialização em Museologia, Curadoria e Colecionismo) – Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: http://www.belasartes.br/revistabelasartes/downloads/artigos/13/o-novo-brasil-da-mostra-do-redescobrimento.pdf. Acesso em: 01 jul. 2022.
- BARROS, Guilherme. O novo Brasil da Mostra do Redescobrimento. 2014. 22 p. Artigo Científico (Especialização em Museologia, Curadoria e Colecionismo) – Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: http://www.belasartes.br/revistabelasartes/downloads/artigos/13/o-novo-brasil-da-mostra-do-redescobrimento.pdf. Acesso em: 24 jun. 2022.
- CYPRIANO, Fábio; CIRENZA, Fernanda. Mostra do Redescobrimento inicia "turnê" pelo país. Folha Online, Ilustrada, São Paulo, 11 set. 2000. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u4037.shtml.
- CYPRIANO, Fábio; CIRENZA, Fernanda. Mostra do Redescobrimento inicia "turnê" pelo país. Folha Online, Ilustrada, São Paulo, 11 set. 2000. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u4037.shtml. Acesso em: 28 jun. 2022.
- FIALHO, Ana Letícia. As exposições internacionais de arte brasileira: discursos, práticas e interesses em jogo. Sociedade e Estado, Brasília, v. 20, n. 3 pp. 647-688, set.-dez. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/se/a/qNKbyp6WRZwwZXK5hj93vrL/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 28 jun. 2022.
- GALERIA MILLAN. [Página do artista Emmanuel Nassar]. Disponível em: https://millan.art/artistas/emmanuel-nassar/. Acesso em: 26 ago. 2023
- GALERIA VERMELHO. Carmela Gross. Galeria Vermelho, São Paulo, [s.d.]. Disponível em: https://galeriavermelho.com.br/en/artistas/carmela-gross/. Acesso em: 19 maio 2022.
- LAUAND, Judith. [Currículo virtual]. Disponível em: https://amgaleria.com.br/artista/judith-lauand/. Acesso em: 29 nov. 2023.
- MOSTRA DO REDESCOBRIMENTO, 2000, SÃO PAULO, SP. Arte contemporânea. Curadoria geral Nelson Aguilar; curadoria Nelson Aguilar, Franklin Espath Pedroso; tradução Arnaldo Marques, Ivone Castilho Benedetti, Izabel Murat Burbridge, Katica Szabó, John Norman. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo : Associação Brasil 500 anos Artes Visuais, 2000.
- MOSTRA DO REDESCOBRIMENTO, 2000, São Paulo, SP. Mostra do Redescobrimento: Brasil 500 anos. Curadoria Nelson Aguilar, Maria Cristina Mineiro Scatamacchia, Eduardo Góes Neves, Cristiana Barreto, Lúcia Hussak Van Velthem, José António Braga Fernandes Dias, Luiz Donisete Benzi Grupioni, Regina Pólo Miller, Emanoel Araújo, Maria Lúcia Montes, Carlos Eugênio Marcondes de Moura, François Neyt, Catherine Vanderhaeghe, Kabengele Munanga, Marta Heloísa Leuba Salum, Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira, Luciano Migliaccio, Pedro Martins Caldas Xexéo, Frederico Pernambucano de Mello, Nise da Silveira, Luiz Carlos Mello, Franklin Espath Pedroso, Maria Alice Milliet, Glória Ferreira, Jean Galard, Pedro Corrêa do Lago. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 2000.
- MÜLLER, Regina Polo. As artes indígenas na mostra do redescobrimento: povos artistas e contemporaneidade. RUA, Campinas (SP), v. 7, n. 1, pp. 143-152, 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8640725. Acesso em: 28 jun. 2022.
- PALATNIK, Abraham. [Currículo virtual]. Disponível em: https://nararoesler.art/usr/documents/artists/custom_cv_url/29/2023_nara-roesler-gallery_abraham-palatnik_cv.pdf. Acesso em: 07 ago. 2023.
- PROJETO Afro. Agnaldo Manoel dos Santos. Projeto Afro, [S.l.:s.n.]. Disponível em: https://projetoafro.com/artista/agnaldo-manoel-dos-santos/. Acesso em: 22 ago. 2023.
- PROJETO Afro. Januário Garcia. Disponível em: https://projetoafro.com/artista/januario-garcia/. Acesso em: 04 jun. 2022.
- QUAGLIATO, Adriana N. Mostra do Redescobrimento: arte barroca e espetacularização. 2007. 183p. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.
- RENNÓ, Rosângela. [Currículo virtual]. Disponível em: http://www.rosangelarenno.com/biografia/pt. Acesso em: 09 nov. 2023.
- RETROSPECTIVA Abraham Palatnik: a trajetória de um artista inventor. Curadoria Frederico Morais. São Paulo: Itaú Cultural, 1999. (Eixo Curatorial 1999). Acesso em: 07 ago. 2023.
- ROSÁRIO, Arthur Bispo do. [Currículo virtual]. Disponível em: https://www.palmares.gov.br/wp-content/uploads/2016/10/CurriculomBRAC.pdf. Acesso em: 18 maio 2022.
- SÃO PAULO ABRE Mostra do Redescobrimento. Portal Governo do Estado de São Paulo, São Paulo, 24 abr. 2000. Disponível em: https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/sao-paulo-abre-mostra-do-redescobrimento/. Acesso em: 28 jun. 2022.
Como citar
Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:
-
BRASIL + 500 Mostra do Redescobrimento.
In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2025.
Disponível em: https://front.master.enciclopedia-ic.org/evento217210/brasil-500-mostra-do-redescobrimento. Acesso em: 04 de maio de 2025.
Verbete da Enciclopédia.
ISBN: 978-85-7979-060-7