Histórico
Publicada na internet em abril de 2001, a primeira versão da Enciclopédia Itaú Cultural era dedicada exclusivamente às artes visuais e continha à época, mais de 3 mil verbetes, criados com base nas informações reunidas nos bancos de dados do Instituto.
Inaugurado em 1989, o Banco de Dados colocou à disposição do público informações obtidas a partir de ações de pesquisa, coleta e tratamento e informatização de dados sobre a pintura no Brasil. O acesso era realizado na sede do instituto e em outras instituições da cidade de São Paulo e do interior do Estado. Essas bases eletrônicas representavam um avanço tecnológico, pois – numa época anterior à popularização da internet – permitiam a consulta a um grande repertório de informações.
Herdeira desse trabalho, a Enciclopédia Itaú Cultural de Artes Visuais teve como objetivo articular esse acervo de dados, de modo a ampliar o acesso e atender uma diversidade maior de público. A escolha do modelo enciclopédico, disponível de forma gratuita na internet, foi determinante para que o projeto se concretizasse em toda a sua potencialidade, pois favorecia o tratamento das informações de maneira relacionada, integrando conhecimentos e estabelecendo possibilidades de leitura de diferentes perfis de público.
A partir de 2004, norteados pelo desejo do Itaú Cultural de ampliar sua atuação do campo das artes e da cultura no Brasil, iniciou-se a formulação de novas enciclopédias nas seguintes áreas de expressão: teatro, publicada em 2004; arte e tecnologia e literatura, ambas lançadas em 2007; e cinema, dança e música, em 2014.
Em 2009, teve início o processo de criação da atual Enciclopédia que integra, neste site, o conteúdo das Enciclopédias anteriormente publicadas em sites próprios.
Para garantir a uniformidade na coleta desses dados e a coerência do material produzido em cada área de expressão, foram estabelecidos critérios comuns para a inclusão e seleção dos verbetes e foi criado um vocabulário controlado que orienta a indexação e a ordem de apresentação dos verbetes.
A Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira está em constante expansão e atualização e permite a busca, navegação e relacionamento de um grande número de informações sobre artes visuais, arte e tecnologia, teatro, literatura, música, dança e cinema.
Orientação geral da obra
A Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira está organizada em verbetes classificados nas seguintes categorias: pessoas, grupos, obras, eventos, instituições, termos e conceitos. Essa classificação facilita a navegação do leitor, mas não restringe a pesquisa que pode ser feita abertamente no campo de busca.
A criação dos verbetes orienta-se pelos seguintes critérios:
Verbetes biográficos são incluídos, entre outros, artistas, atores, cineastas, colecionadores, críticos, dançarinos, editores, encenadores, escritores, músicos e teóricos de origem brasileira e estrangeiros que atuaram e atuam no Brasil, ou tenham produção sobre o país (brasiliana) de relevância histórica e artística.
Pinturas, esculturas, revistas, manifestos, projetos arquitetônicos e/ou urbanísticos, livros, músicas, discos, filmes etc. que exemplificam a trajetória dos artistas, grupos e instituições.
Agremiações, grupos, que marcam a história da arte brasileira e que contextualizam e facilitam a compreensão de uma visão mais ampla do panorama das artes e da cultura no Brasil.
Instituições de destaque no processo de criação, ensino e divulgação da arte e da cultura e na preservação da memória artística nacional.
Espetáculos, exposições, salões etc. ocorridos no Brasil ou no exterior, com participação de artistas brasileiros, do século XIX até a atualidade.
Definições sobre escolas/movimentos, gêneros/tendências, equipamentos/técnicas e conceitos artísticos que, elaboradas de forma concisa, em linguagem simples, possibilitam melhor entendimento dos termos e conceitos comumente utilizados nos textos sobre arte.
Condições e Termos de Uso
Todo o conteúdo da Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras é protegido pelas Leis do Direito Autoral, não sendo permitida sua reprodução, republicação, divulgação, transmissão, retransmissão ou distribuição e exploração comercial, no todo ou em parte, sem o consentimento expresso por escrito do titular dos direitos autorais.
O Itaú Cultural não poderá fornecer autorização para uso das fotografias e demais imagens, dos vídeos e arquivos de áudio que integram esta Enciclopédia.
Os verbetes da Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras são de titularidade do Itaú Cultural, e questionamentos sobre a possibilidade de utilização deverão ser dirigidos a enciclopedia@itaucultural.org.br.