Irineu Chamiso Júnior
Texto
Biografia
Irineu Chamiso Júnior (Santos SP 1949). Cenógrafo e figurinista. Destacado cenógrafo e figurinista dos anos 1970 e 1980, dedicado à pesquisa das fontes populares da visualidade nacional, colaborador do Grupo de Teatro Mambembe e de Antunes Filho.
Tendo se iniciado no teatro amador em Santos, em 1968, acompanha o diretor e dramaturgo Carlos Alberto Soffredini em seu deslocamento para São Paulo, atuando ao seu lado em algumas de suas criações. Seu primeiro trabalho com repercussão dá-se em A Casa de Bernarda Alba, de Federico García Lorca, encenação de Soffredini para a Escola de Arte Dramática - EAD, 1974.
Um dos fundadores e responsável pela visualidade do grupo Mambembe, ali cria os cenários e figurinos de A Vida do Grande D. Quixote de la Mancha e do Gordo Sancho Pança, de Antônio José da Silva, adaptação e direção de Soffredini, destinada às praças e depois em versão para palco italiano, em 1976. Além de participar como ator nessa realização de Soffredini, Irineu destaca-se pela aguda pesquisa de visualidade que empreende.
Outro trabalho notável dá-se em Vem Buscar-me que Ainda Sou Teu, texto de Carlos Alberto Soffredini sob a direção de Iacov Hillel, calcado sobre os dramalhões de circo, em 1979. Ingressando no Centro de Pesquisa Teatral - CPT, coordenado por Antunes Filho, cria, em 1981, toda a visualidade de Nelson Rodrigues - O Eterno Retorno e Nelson 2 Rodrigues, um palco nu pontuado de poucos e marcantes elementos, despertando a atenção da crítica que o distingue com os prêmios Molière e Mambembe.
Em 1982, cria cenários e figurinos para Bella Ciao, texto de Luís Alberto de Abreu e direção de Roberto Vignati, novo debruçamento inspirado sobre um palco nu, arrebatando o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Artes - APCA. O Grande Circo Místico, espetáculo de dança-teatro sobre músicas de Chico Buarque e Edu Lobo, conduzido por Emílio Di Biasi com o balé do Teatro Guaíra, em 1982, constitui-se em novo trunfo para sua carreira; assim como Minha Nossa!, nova associação com Carlos Alberto Soffredini.
Entre 1986 e 1987 estagia em Nova York, chamando a atenção da crítica local para uma nova concepção para A Casa de Bernarda Alba, na Universidade de Boston, além de On the Tight Rope, texto de Fernando Arrabal.
Na avaliação do crítico Yan Michalski, Irineu é um "artista essencialmente moderno, um dos mais talentosos da sua geração, ele gosta de trabalhar, como cenógrafo, em palco quase nu, no qual ganham ênfase, econômicos objetos e elementos de grande força expressiva. Também como figurinista, a essência da sua linguagem reside na conciliação entre a economia dos meios de que ele lança mão e a extrema expressividade dos elementos de vestuário através dos quais ele caracteriza as suas personagens e os comenta criticamente, com generoso sopro de requinte visual".1
Notas
1. MICHALSKI, Yan. Irineu Chamiso. In: __________. PEQUENA Enciclopédia do teatro Brasileiro Contemporâneo. Material inédito, elaborado em projeto para o CNPq. Rio de Janeiro, 1989.
Espetáculos 21
Fontes de pesquisa 6
- ESPETÁCULOS Teatrais. [Pesquisa realizada por Edélcio Mostaço]. Itaú Cultural, São Paulo, [20--]. 1 planilha de fichas técnicas de espetáculos. Não Catalogado
- FERNANDES, Sílvia. Grupos teatrais: aqnos 70. Campinas: Unicamp, 2000.
- MICHALSKI, Yan. Irineu Chamiso. In: __________. PEQUENA Enciclopédia do teatro Brasileiro Contemporâneo. Material inédito, elaborado em projeto para o CNPq. Rio de Janeiro, 1989.
- MILARÉ, Sebastião. Antunes Filho e a dimensão utópica. São Paulo: Perspectiva, 1994.
- Programa do Espetáculo - Bella Ciao - 1982. Não catalogado
- Programa do Espetáculo - Em Defesa do Companheiro Gigi Damiani - 1981. Não catalogado
Como citar
Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:
-
IRINEU Chamiso Júnior.
In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2025.
Disponível em: https://front.master.enciclopedia-ic.org/pessoa18257/irineu-chamiso-junior. Acesso em: 04 de maio de 2025.
Verbete da Enciclopédia.
ISBN: 978-85-7979-060-7