Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Cinema

Edson Montenegro

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 05.04.2021
28.10.1957 Brasil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
21.03.2021 Brasil / São Paulo / São Paulo
Edson Cruz (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1957 - São Paulo, São Paulo, 2021). Ator e cantor. Sua carreira é marcada pela atuação musical e por papéis em filmes e novelas de grande repercussão no público.

Texto

Abrir módulo

Edson Cruz (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1957 - São Paulo, São Paulo, 2021). Ator e cantor. Sua carreira é marcada pela atuação musical e por papéis em filmes e novelas de grande repercussão no público.

Demonstra interesse pelas artes já na infância, quando aos 7 anos toca acordeão para as visitas em sua casa. Sob a supervisão de sua mãe, corista de uma igreja evangélica, forma um trio com suas duas irmãs e entra numa escola de música para estudar violão, piano e canto.

Chega a São Paulo em 1979 e cursa um ano de bel canto, um estilo tradicional de interpretação de ópera italiana, nas Faculdades Integradas Alcântaras Machado (Fiam). Em 1982, grava seu primeiro LP gospel, Edson Cruz.

Inicia sua carreira artística em 1984, ao vencer o concurso Novos Talentos, da emissora de televisão SBT, como locutor noticiarista. Trabalha interpretando música de publicidade e, na década de 1990, como crooner1 de bandas da música popular brasileira (MPB), como a Banda da Patroa e o Vocal Oito em Ponto. Em 1992, recebe o prêmio de melhor intérprete com a música “É só navegar” pelo Festival de MPB de Tatuí.

Ainda nos anos 1990, atua em espetáculos teatrais, como Histórias de Nova Iorque (1994) e Gilgamesh (1995). Edson também passa pela televisão, onde participa da minissérie Dona Flor e Seus Dois Maridos (1997), da TV Globo, e da novela Xica da Silva (1996-1997), da TV Manchete.

Trabalha como apresentador do Programa Zoom, da TV Cultura, voltado para produções audiovisuais e entrevistas com cineastas, de 1999 até 2002. Nesse mesmo ano, lança seu primeiro CD, Edson Montenegro, pela Lua Music, com participações do músico Wilson Simoninha (1964) e do compositor Eduardo Gudin (1950), e torna-se conhecido por seu papel no filme Cidade de Deus (2002), do diretor Fernando Meirelles (1955), em que interpreta Dito, pai do protagonista Buscapé.

Com quase 50 anos, ingressa na Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (EAD/USP), em busca de contato com uma geração mais jovem. Após esse período, atua no filme Coração de Leão - O amor Não Tem Tamanho (2013), e retorna à televisão com as novelas Cúmplices de um Resgate (2015-2016), do SBT, e Apocalipse (2017-2018), da TV Record. Em 2019, integra o elenco de Aparecida, um Musical, peça do diretor Walcyr Carrasco (1951) sobre a santa católica.

Transitando entre a carreira musical e a de ator, Edson Montenegro marca sua presença em atuações no cinema e na televisão, demonstrando abertura para novos conhecimentos e experiências artísticas.

 

Nota:

1. Cantor ou cantora de música popular que se apresenta acompanhado de banda ou orquestra.

Espetáculos 6

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 9

Abrir módulo

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: