Cândida
Texto
Histórico
Único texto de Bernard Shaw encenado pelo Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), é desfavoravelmente recebido em sua estréia devido ao ritmo lento do espetáculo. Reensaiado, ganha agilidade e cai no gosto do público.
O texto do profícuo autor irlandês constitui-se em fina crítica e irônica apropriação das peças de boulevard. Ameaça colocar em cena um adultério, ao fazer Cândida, a devotada esposa do reverendo Morell, encantar-se com um poeta galante, chamado Marchbanks. A situação porém, ao invés de seguir os rumos esperados, sofre uma reviravolta, e Cândida, dando provas de fidelidade a si mesma, opta por abandonar seu cortejador. Ironia e irreverência marcam as personagens centrais, o que dá ao enredo um tom de inteligência e alta teatralidade.
A montagem é conduzida por Ziembinski (1908-1978) e tem Tônia Carrero (1922) no desempenho central, secundada por Josef Guerrero. Ambos mostram-se distantes dos perfis concebidos pelo autor. Certa monotonia e lentidão comprometem o empreendimento e são destacadas pelos críticos que assistem à estréia, motivando novos ensaios que dão ao espetáculo um ritmo mais ágil e acelerado.
Os reensaios evidenciam o empenho com que o Teatro Brasileiro de Comédia - TBC reveste as suas produções, sempre em busca do melhor resultado artístico e da mais ajustada concepção às idéias centrais dos autores.
Sobre as modificações introduzidas, comenta o crítico Décio de Almeida Prado (1917-2000): "A maneira como o espetáculo se metamorfoseou de uma hora para outra, é milagre de fácil explicação. Não havia na realidade outro erro a não ser o excesso. Eliminada essa sobrecarga inútil, sem se tocar a fundo na interpretação, sem se modificar o que poderíamos chamar de estrutura do espetáculo, apareceu a direção de Ziembinski em sua nitidez, como uma das suas melhores e uma das melhores já realizadas pelos atores do Teatro Brasileiro de Comédia".1
Notas
1. PRADO, Décio de Almeida. 'Cândida'. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 12 nov. 1954.
Ficha Técnica
Bernard Shaw
Tradução
João Távora
Direção
Ziembinski
Cenografia
Mauro Francini
Figurino
Clara Heteny
Elenco
Jardel Filho / Cândida
Josef Guerreiro / Cândida
Margarida Rey / Cândida
Tônia Carrero / Cândida
Ziembinski / Cândida
Produção
Franco Zampari
Fontes de pesquisa 5
- CARVALHO, Tânia. Tônia Carrero: movida pela paixão. São Paulo: Imprensa Oficial, 2009. 276 p. (Coleção Aplauso). Acesso em: 14 jul. 2023.
- GUZIK, Alberto; PEREIRA, Maria Lúcia (Org.). Teatro Brasileiro de Comédia. Dionysos, Rio de Janeiro, n. 25, set. 1980. Edição especial.
- MICHALSKI, Yan: Ziembinski e o Teatro Brasileiro. São Paulo: Hucitec / MEC / Funarte, 1995.
- PRADO, Décio de Almeida. 'Cândida'. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 12 nov. 1954.
- PRADO, Décio de Almeida. 'Cândida'. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 16 nov. 1954.
Como citar
Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:
-
CÂNDIDA.
In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2025.
Disponível em: https://front.master.enciclopedia-ic.org/evento397991/candida. Acesso em: 04 de maio de 2025.
Verbete da Enciclopédia.
ISBN: 978-85-7979-060-7