Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Raul Pompéia

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 04.07.2024
12.04.1863 Brasil / Rio de Janeiro / Angra dos Reis
25.12.1895 Brasil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Brasiliana Itaú/Acervo Banco Itaú Reprodução Fotográfica Horst Merkel

O Ateneu, 1888
Raul Pompéia

Raul d'Ávila Pompéia (Angra dos Reis, Rio de Janeiro, 1863 - Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1895). Romancista, poeta, contista, cronista, jornalista e caricaturista. Filho do advogado Antônio d'Ávila Pompéia e de Rosa Teixeira Pompéia. Aos dez anos, muda-se com a família para o Rio de Janeiro e é internado no Colégio Abílio, dirigido por Abílio...

Texto

Abrir módulo

Raul d'Ávila Pompéia (Angra dos Reis, Rio de Janeiro, 1863 - Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1895). Romancista, poeta, contista, cronista, jornalista e caricaturista. Filho do advogado Antônio d'Ávila Pompéia e de Rosa Teixeira Pompéia. Aos dez anos, muda-se com a família para o Rio de Janeiro e é internado no Colégio Abílio, dirigido por Abílio César Borges (1825-1891), o Barão de Macaúbas.Transfere-se, em 1879, para o Colégio D. Pedro II e, no ano seguinte, tem editado o primeiro romance Uma Tragédia no Amazonas.

Matricula-se, em 1881, na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, São Paulo, e engaja-se nas campanhas abolicionista e republicana, tornando-se amigo do publicista Luiz Gama (1830-1882). Em 1883, inicia no Jornal do Comércio, de São Paulo, a publicação dos poemas em prosa Canções sem Metro. No terceiro ano de faculdade, reprovado por questões políticas, parte para o Recife, onde conclui o curso de direito. De volta ao Rio de Janeiro, atua como jornalista e nos momentos de folga escreveO Ateneu, publicado em 1888, em folhetins, no jornal Gazeta de Notícias. Com a implantação da República, participa do grupo de apoiadores do Marechal Floriano Peixoto (1839-1895) e passa a lecionar mitologia na Escola Nacional de Belas Artes (Enba). Totalmente voltado para a política desde 1891, participa de comícios e polêmicas - a mais famosa delas com o poeta Olavo Bilac (1865-1918), a quem desafia para um duelo de espadas que não chega a acontecer.

É nomeado diretor da Biblioteca Nacional, em 1894, mas é demitido no ano seguinte, acusado de desacatar o novo Presidente da República Prudente de Morais (1841-1902), durante o enterro de Floriano Peixoto. Meses depois, o jornalista Luís Murat (1861-1920) escreve artigo referindo-se ao funeral, com críticas à conduta de Pompéia, apoiando sua demissão e insinuando covardia no desfecho do duelo com Bilac. Deprimido, no Natal de 1895, suicida-se com um tiro no coração.

Obras 2

Abrir módulo
Brasiliana Itaú/Acervo Banco Itaú Reprodução Fotográfica Horst Merkel

Espetáculos 1

Abrir módulo

Exposições 1

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 10

Abrir módulo
  • ANDRADE, Mário de. O Ateneu. In: _______. Aspectos da Literatura Brasileira. 6.ed. São Paulo: Livraria Martins Fontes, 1978.
  • BROCA, Brito. Raul Pompéia. São Paulo: Melhoramentos, s.d.
  • CAPAZ, Camil. Raul Pompéia: biografia. Rio de Janeiro: Gryphus, 2001.
  • CURVELLO, Mário. Raul Pompéia. São Paulo: Abril Educação, 1981 (Literatura Comentada).
  • IVO, Ledo. O universo poético de Raul Pompéia. Rio de Janeiro: Livraria São José, 1963.
  • LIMA, Alceu Amoroso. Raul Pompéia. Rio de Janeiro: Agir, 1957.
  • LINHARES, Temístocles. Raul Pompéia: trechos escolhidos. 2.ed. Rio de Janeiro: Livraria Agir Editora, 1960.
  • LÓPEZ HEREDIA, José. Matéria e forma narrativa de O Ateneu. São Paulo: Edições Quíron, 1979.
  • PASTA JÚNIOR, José Antonio. Pompéia: a metafísica ruinosa de O Ateneu. Tese (Doutorado) - Universidade de São Paulo, 1992.
  • PERRONE-MOISÉS, Leila (org.). O Ateneu: retórica e paixão. Comemoração do centenário de O Ateneu (1888-1988). São Paulo: Brasiliense: Editora da Universidade de São Paulo, 1988.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: