Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Rodrigo Andrade

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 21.04.2024
1962 Brasil / São Paulo / São Paulo
Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Sem Título, 1989
Rodrigo Andrade
Esmalte sintético, lâminas de alumínio e óleo sobre madeira
260,00 cm x 320,00 cm

Rodrigo de Castro Andrade (São Paulo, São Paulo, 1962). Pintor, gravador, artista gráfico. Inicia sua formação em gravura no ateliê de Sérgio Fingermann em São Paulo, em 1977, e no ano seguinte frequenta o Studio of Graphics Arts, em Glasgow, Escócia. Estuda desenho com Carlos Fajardo em 1981, e participa de cursos de gravura e pintura na Ecole ...

Texto

Abrir módulo

Rodrigo de Castro Andrade (São Paulo, São Paulo, 1962). Pintor, gravador, artista gráfico. Inicia sua formação em gravura no ateliê de Sérgio Fingermann em São Paulo, em 1977, e no ano seguinte frequenta o Studio of Graphics Arts, em Glasgow, Escócia. Estuda desenho com Carlos Fajardo em 1981, e participa de cursos de gravura e pintura na Ecole Nationale Supérieure dês Beaux-Arts [Escola Nacional Superior de Belas Artes] de Paris, entre 1981 e 1982. De volta ao Brasil, integra, entre 1982 e 1985, o grupo Casa 7. Em 1984, participa do 2° Salão Paulista de Arte Contemporânea, em que ganha o prêmio revelação, e, em 1985, da 18ª Bienal Internacional de São Paulo e do 8° Salão Nacional de Artes Plásticas, no Rio de Janeiro, no qual recebe o prêmio aquisição. Faz sua primeira individual em 1986, no Subdistrito Comercial de Arte, em São Paulo. Desde 1987, atua como artista gráfico de revistas e livros e produz, entre 1991 e 1998, capas para a revista Veja. Recebe, em 1991, o prêmio Brasília de Artes Plásticas, do Museu de Arte de Brasília - MAB. Nesse ano, participa como professor do projeto A Produção Refletida, da Oficina Cultural Oswald de Andrade, em São Paulo. A partir de 2001, ministra curso sobre arte contemporânea no Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM/SP.

Análise

No início da década de 1980, Rodrigo Andrade, como outros artistas do grupo Casa 7, realiza obras que apresentam afinidades com a produção dos neo-expressionistas alemães, e também fazem referência à obra do pintor norte-americano Philip Guston. Nessa época, Andrade pinta telas de grandes formatos, com pinceladas amplas e matéricas e cores contrastantes. Como nota o crítico Roberto Pontual, em sua obra as figuras, objetos e cenas, em geral de interiores, sofrem uma fragmentação que não lhes esconde a existência, apenas a suspende na condição de quebra-cabeças, que o olhar reconstitui. A partir de 1985, sua pintura revela uma gestualidade que desfaz as composições mais evidentes, realizadas anteriormente.

A partir de 1999, a produção de Andrade passa por grandes mudanças. Expõe telas nas quais apresenta formas monocromáticas retangulares ou circulares dispostas sobre superfícies neutras. Como aponta o crítico Adriano Pedrosa, suas pinturas parecem simples, porém um olhar atento percebe que há algo de incômodo nessa aparente simplicidade. A disposição das formas, demasiadamente próximas umas das outras ou das margens da tela, as intensas relações cromáticas entre as cores das figuras e o plano de fundo, além das tintas que escorrem para além da área delimitada das figuras, revelam um questionamento em relação à tradição da abstração geométrica. Suas obras fazem alusões a signos e sinais gráficos, presentes no ambiente urbano, porém esvaziados de conteúdo e mensagens.

Obras 12

Abrir módulo
Reprodução fotografica Iara Venanzi/Itaú Cultural

Grade

Óleo sobre tela sobre mdf
Reprodução fotográfico Iara Venanzi/Itaú Cultural

Miami Vice

Óleo sobre tela
Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Sem Título

Óleo sobre tela
Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Sem Título

Óleo sobre tela
Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Sem Título

Óleo sobre tela

Exposições 137

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 18

Abrir módulo
  • AFINIDADES II - Elas! Curitiba: Museu Oscar Niemeyer, 2022. Disponível em: https://www.museuoscarniemeyer.org.br/exposicoes/afinidades2. Exposição realizada no período de 26 out. 2022 a 28 mai. 2023. Acesso em: 19 mai. 2023.
  • ANDRADE, Rodrigo. Comemoração da juventude. Arte em Sao Paulo, n.29, mar. 1985.
  • ANDRADE, Rodrigo. Rodrigo Andrade. Belo Horizonte: Museu de Arte da Pampulha, 2006.
  • ANDRADE, Rodrigo. Rodrigo Andrade. São Paulo: Marília Razuk Galeria de Arte, 1999.
  • ANDRADE, Rodrigo. Rodrigo Andrade. São Paulo: Marília Razuk Galeria de Arte, 2002.
  • ANDRADE, Rodrigo. Rodrigo Andrade. São Paulo: Marília Razuk Galeria de Arte, 2002.
  • ANDRADE, Rodrigo. Rodrigo Andrade. São Paulo: Subdistrito Comercial de Arte, 1989.
  • ANDRADE, Rodrigo. Rodrigo Andrade: pinturas. São Paulo: Galeria Anna Maria Niemeyer, 1994.
  • ANDRADE, Rodrigo. Rodrigo C. Andrade: pinturas. Texto Alberto Tassinari. São Paulo: Subdistrito Comercial de Arte, 1986. 1 f. dobrada., il.
  • ARTE/CIDADE 3: a cidade e suas histórias. Apresentação Danilo Santos de Miranda; texto Nelson Brissac Peixoto, Lorenzo Mammì. São Paulo: Marca D'Água, 1997. 124 p., il. p.b. color.
  • CASA 7. Tradução Barbara Gancia. São Paulo: Subdistrito Comercial de Arte, 1985.
  • CASA 7: pintura. São Paulo: MAC/USP, 1985.
  • LAGNADO, Lisette. Les Enfants terribles da Casa 7. Arte em São Paulo, São Paulo, n.30, maio 1985.
  • O MUSEU de Arte Moderna de São Paulo. São Paulo: Banco Safra, 1998.
  • PANORAMA da Arte Brasileira, 1995. Curadoria Ivo Mesquita. São Paulo: MAM, 1995. Catálogo de exposição.
  • PONTUAL, Roberto. Entre dois séculos: arte brasileira do século XX na coleção Gilberto Chateaubriand. Rio de Janeiro: Edições Jornal do Brasil, 1987.
  • Rodrigo Andrade. Galeria de Arte Marilia Razuk. Disponível em: http://www.galeriamariliarazuk.com.br/rodrigo.htm#. Acesso em: 15 dez 2006.
  • VASCONCELLOS, Andréa (org.). Companhia das Artes: novembro de 2003. Texto Katia Canton; fotografia Sérgio Guerini; projeto gráfico Maína Junqueira. São Paulo: Companhia das Artes, 2003. 144 p., il. color.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: