As Artimanhas de Scapino
Texto
Histórico
A Companhia Atores de Laura, ao comemorar dez anos de existência, recorre à commedia dell'arte para encenar o texto de Molière sobre o criado ardiloso, a quem os patrões chamam para resolver suas pendências.
O espetáculo segue o texto original: as peripécias que separam os casais e as coincidências que os unem ao final, o jogo de encontros e desencontros, as pantomimas que ridicularizam os poderosos e as escaramuças dos pobres e espertos.
Na montagem dos Atores de Laura, o cenário, que revela os bastidores e evoca uma boca de cena de desenho clássico, com panejamentos e uso de cordas, e a presença permanente do elenco à espera da hora de entrar em cena, expõe ao público o próprio teatro. A linguagem recorre à comédia italiana principalmente na marcação e nas convenções de comicidade; ao mesmo tempo, as gags verbais e físicas se descolam da tradição e, na direção de Daniel Herz, procuram se aproximar do espectador com elementos de brasilidade.
No Jornal do Brasil, o crítico Macksen Luiz (1945) escreve: "A palavra, que em Molière é tão contundente quanto as suas habilidosas tramas, está revigorada por atores que incorporam seu significado. E essa fluência verbal, tão bem conduzida pelo elenco, pode ainda ser atribuída à tradução de Carlos Drummond de Andrade (1902 - 1987). (...) O espetáculo respira vitalidade e alegria na representação que alcança a platéia. O elenco forma uma unidade interpretativa harmoniosa, exemplarmente ajustada à linha imposta pelo diretor".1
Barbara Heliodora (1923-2015), crítica de O Globo, também aplaude a montagem: "Aquilo que deveria ser rotina, mas não é, merece um comentário especial: todos os atores dizem o texto com clareza, projetando a voz sem gritar e, por isso mesmo, sendo compreendidos por um público que fica em condições de apreciar o que está acontecendo. É óbvio que o espetáculo foi muito trabalhado: o elenco tem um rendimento geral gratificante. (...) Esta nova montagem de As Artimanhas de Scapino é um ponto alto no panorama da atual temporada, divertida e fiel ao espírito de Molière".2
Entre março de 2002 e junho de 2005, o espetáculo faz sete temporadas no Rio de Janeiro e se apresenta em São Paulo; Campos e Macaé, Rio de Janeiro; Belo Horizonte; Fortaleza e Recife. Em 2002 representa o Brasil no Festival Internacional de Teatro do Mercosul, em Córdoba, Argentina. Recebe o Prêmio BR Qualidade, nas categorias de direção e espetáculo, e o Prêmio Shell para o figurino de Heloisa Frederico.
Notas
1. LUIZ, Macksen. Deliciosa montagem de Molière. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 10 mai 2002, Caderno B, página 6.
2. HELIODORA, Barbara. Diversão Certa e Fiel ao Espírito de Molière. O Globo, 15 mar. 2002.
Ficha Técnica
Molière
Tradução
Carlos Drummond de Andrade
Direção
Daniel Herz
Direção (assistente)
Maíra Graber
Cenografia
Ronald Teixeira
Figurino
Heloisa Frederico (Prêmio Shell)
Iluminação
Aurélio de Simoni
Direção musical
Carlos Cardoso
Coreografia
Marcia Rubin
Elenco
Anderson Mello / As Artimanhas de Scapino
Charles Fricks / As Artimanhas de Scapino
João Marcelo Pallottino / As Artimanhas de Scapino
Leandro Castilho / As Artimanhas de Scapino
Maíra Graber / As Artimanhas de Scapino
Marcio Fonseca / As Artimanhas de Scapino
Paulo Hamilton / As Artimanhas de Scapino
Raphaela Cotrim / As Artimanhas de Scapino
Susanna Kruger / As Artimanhas de Scapino
Val Elias / As Artimanhas de Scapino
Val Elias / As Artimanhas de Scapino
Vanessa Dantas / As Artimanhas de Scapino
Fontes de pesquisa 3
- COMPANHIA Atores de Laura. Disponível em: [http://www.atoresdelaura.com.br]. Acesso em: 04 mai. 2007.
- HELIODORA, Barbara. Diversão Certa e Fiel ao Espírito de Molière. O Globo, 15 mar. 2002.
- LUIZ, Macksen. Deliciosa montagem de Molière. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 10 mai. 2002, Caderno B, página 6.
Como citar
Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:
-
AS Artimanhas de Scapino.
In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2025.
Disponível em: https://front.master.enciclopedia-ic.org/evento401848/as-artimanhas-de-scapino. Acesso em: 04 de maio de 2025.
Verbete da Enciclopédia.
ISBN: 978-85-7979-060-7