Barbara Heliodora
![Bárbara Heliodora, 1964 [Enciclopédia de Teatro. Personalidade]](http://d3swacfcujrr1g.cloudfront.net/img/uploads/2000/01/013230001019.jpg)
Bárbara Heliodora, 1964
Barbara Heliodora
Acervo Cedoc/FUNARTE
Texto
Heliodora Carneiro de Mendonça (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1923 - idem 2015). Crítica, ensaísta, professora e tradutora. Crítica carioca que acompanha a atividade teatral desde os anos 1960, especializada na obra de William Shakespeare (1564-1616)
Inicia sua carreira em 1958, como crítica teatral da Tribuna da Imprensa. De 1958 a 1964 assina a coluna especializada do Jornal do Brasil, exercendo considerável influência graças à seriedade, ao rigor e à erudição dos seus artigos. Tem uma posição de destaque no esforço de modernização da crítica teatral carioca desenvolvido pelo Círculo Independente de Críticos Teatrais, do qual é um dos líderes.
Afasta-se da crítica para assumir, de 1964 a 1967, a direção do Serviço Nacional de Teatro (SNT). A seguir dedica-se basicamente ao ensino. É professora de história de teatro no Conservatório Nacional de Teatro e, posteriormente, professora titular da mesma disciplina no Centro de Letras e Artes da Uni-Rio, do qual é decana até a sua aposentadoria, em 1985. Ministra cursos de pós-graduação na Universidade de São Paulo (USP), onde defende, em 1975, tese de doutorado intitulada A Expressão Dramática do Homem Político em Shakespeare, posteriormente transformada em livro. Publica também Algumas Reflexões sobre o Teatro Brasileiro, 1972; Falando de Shakespeare, outro estudo sobre o autor, 1997, e Martins Pena: uma introdução, 2000.
Dedica-se intensamente à tradução, figurando entre os seus trabalhos nesse campo muitas peças de William Shakespeare, tais como A Comédia dos Erros, Sonho de uma Noite de Verão, O Mercador de Veneza, Noite de Reis, Romeu e Julieta, César e Cleópatra, Rei Lear, entre outras; O Cerejal e A Gaivota, de Anton Tcheckov, Bodas de Fígaro, de Beaumarchais, Testemunha de Acusação e outras peças, de Agatha Christie; e os livros de teoria teatral O Teatro do Absurdo, A Anatomia do Drama, Brecht: dos males o menor, todos de Martin Esslin; Método ou Loucura, de Robert Lewis; e mais outro estudo sobre seu tema mais assíduo, Shakespeare, de Germaine Greer.
Em 1986, volta a exercer a crítica jornalística na revista Visão, passando depois a jornais e estabelecendo-se em O Globo. Na década de 1990, volta a lecionar no curso de mestrado em teatro da Uni-Rio.
Barbara Heliodora é, reconhecidamente, a grande autoridade nacional em William Shakespeare, tendo representado o país em congressos internacionais e publicado ensaios em renomadas revistas estrangeiras, tais como o Shakespeare Survey, editado na Inglaterra.
A pesquisadora Maria Inês Barros de Almeida dá um perfil do paradoxo que a crítica e teórica provoca no panorama teatral: "Barbara Heliodora é a crítica mais influente do teatro carioca. À sua opinião, rigorosa e durona, atribuem o poder de fazer e desfazer espetáculos. Pela gente de teatro é discutida, temida - já foi alvo de confrontos e desafios de diretores inconformados. A sua fama como colunista de jornal, portanto, ultrapassa outro aspecto da sua vida cultural, a que se dedica com igual intensidade. Estou me referindo à comunicação direta com o público, em salas de aula, em ensaios de textos dramáticos, em conferências, enfim, na constância com que dissemina cultura, convivendo com grande número de pessoas e atendendo-lhes à curiosidade e ao desejo de saber. É aí que aparece a Barbara mestra, madrinha dadivosa, flexível, exuberante, que conquista os espíritos e as mentes e, pelo prazer didático repartido, comunga com as platéias. Neste papel, tenho observado, Barbara Heliodora conquista a todos que a conhecem. É uma unanimidade".1
Notas
1. ALMEIDA, Maria Inês Barros de. Perfil analítico de Barbara Heliodora. Rio de Janeiro, 04 nov. 2002.
Obras 1
Espetáculos 31
Mídias (4)
Fontes de pesquisa 10
- A COMÉDIA dos Erros. Rio de Janeiro: Teatro Glauce Rocha, 1992. 1 programação do espetáculo. Disponível em: https://www.cialimite.com.br/post/1992-a-com%C3%A9dia-dos-erros-de-william-shakespeare. Acesso em: 07 jan. 2022.
- ALBUQUERQUE, Johana. Barbara Heliodora (ficha curricular). In: _________. ENCICLOPÉDIA do Teatro Brasileiro Contemporâneo. Material elaborado em projeto de pesquisa para a Fundação VITAE. São Paulo, 2000.
- CENAPAULISTANA. São Paulo.Disponível em: http://www.cenapaulistana.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1758:a-tempestade.
- DIAS Felizes. Curitiba: Fernando Torres Diversões, 1995. 1 programa do espetáculo realizado no Teatro Fernanda Montenegro.
- EICHBAUER, Hélio. [Currículo]. Enviado pelo artista em: 24 abr. 2011.
- MICHALSKI, Yan. Barbara Heliodora. In: ___________. PEQUENA Enciclopédia do Teatro Brasileiro Contemporâneo. Material inédito, elaborado em projeto para o CNPq. Rio de Janeiro, 1989.
- Programa do Espetáculo - Longa Jornada de Um Dia Noite Adentro - 2003.
- Programa do Espetáculo - Pato com Laranja - 1978.
- Programa do espetáculo -Comédia dos Erros - 2008.
- SÁ, Nelson de. Morre aos 91 anos a crítica teatral Barbara Heliodora no Rio de Janeiro. Folha de S. Paulo. Online. Ilustrada. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2015/04/1614815-morre-aos-91-anos-a-critica-teatral-barbara-heliodora-no-rio-de-janeiro.shtml. Acesso em: 10 abr. 2015.
Como citar
Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:
-
BARBARA Heliodora.
In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2025.
Disponível em: https://front.master.enciclopedia-ic.org/pessoa8215/barbara-heliodora. Acesso em: 04 de maio de 2025.
Verbete da Enciclopédia.
ISBN: 978-85-7979-060-7