Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Literatura

Luiz Ruffato

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 19.11.2023
04.02.1961 Brasil / Minas Gerais / Cataguases
Luiz Fernando Ruffato (Cataguases, Minas Gerais, 1961). Contista, romancista e poeta. Celebrada por críticos e historiadores, a obra de Luiz Ruffato nasce de um projeto claro, orientado pela premissa estética e política de trazer para as páginas da ficção brasileira cenas e personagens egressas de um lugar social determinado: a classe média baix...

Texto

Abrir módulo

Luiz Fernando Ruffato (Cataguases, Minas Gerais, 1961). Contista, romancista e poeta. Celebrada por críticos e historiadores, a obra de Luiz Ruffato nasce de um projeto claro, orientado pela premissa estética e política de trazer para as páginas da ficção brasileira cenas e personagens egressas de um lugar social determinado: a classe média baixa, o operariado brasileiro, figuras que, aos olhos do autor, são muitas vezes trabalhadas de maneira rasa ou sob olhar paternalista. 

Filho de um pipoqueiro e de uma lavadeira, conclui os estudos primários em Cataguases. Na juventude, faz o curso técnico de torneiro mecânico no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e trabalha como operário na indústria têxtil. Muda-se para Juiz de Fora, Minas Gerais, e ingressa na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde se forma em comunicação social em 1981.

Trabalha em diversos jornais e acompanha os debates literários da cidade mineira. Transfere-se para São Paulo em 1990 e atua no Jornal da Tarde. 

Estreia na prosa com o volume de contos Histórias de Remorsos e Rancores (1998), seguido de Os Sobreviventes (2000). Anos mais tarde, ambas as obras são reescritas e, reeditadas, passam a integrar o conjunto Inferno Provisório. 

Em 2011, lança Eles Eram Muitos Cavalos, saudado pela crítica como um dos mais importantes livros da ficção brasileira contemporânea e vencedor do prêmio da  Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e do Prêmio Machado de Assis. Com esse romance, alcança a maturidade necessária para redigir seu grande projeto, centrado na história do operariado brasileiro no período de 1950 a 2002: a pentalogia Inferno Provisório, composta dos romances Mamma, Son Tanto Felice (2005), O Mundo Inimigo (2005), que lhe rendem o prêmio da APCA, Vista Parcial da Noite (2006), vencedor do prêmio Jabuti, O Livro das Impossibilidades (2008) e Domingo sem Deus (2011). Suas obras têm edições em Portugal, na Argentina, França, Itália etc. Em 2016, vence o Prêmio Internacional Hermann Hesse, na Alemanha. 

Retomando linhas de pesquisa abertas pelo romance modernista brasileiro nas décadas de 1920 e 1930, das experimentações de Oswald de Andrade (1890-1954) à narrativa social nordestina de Graciliano Ramos (1892-1953), e dialogando com as conquistas da literatura nacional nos anos 1970, a obra de Luiz Ruffato dá sentido diverso ao romance social brasileiro, recuperando sua tradição, ao passo que a reelabora pela pesquisa de novos recursos de linguagem.

Mobilizando instrumentos narrativos comuns à ficção, como a pluralidade de vozes narrativas, a não linearidade de enredo, a

fragmentação, a transição entre gêneros literários, a recusa às formas naturalistas, e o uso criativo da tipologia e da diagramação gráfica, os escritos de Luiz Ruffato redimensionam o significado das “novidades” formais, segundo uma perspectiva política e desmistificadora, sequiosa por compreender e representar a tragédia social brasileira.

Obras 2

Abrir módulo

Espetáculos 1

Abrir módulo

Mídias (3)

Abrir módulo
Luiz Ruffato - Encontros de Interrogação (2004)
Itaú Cultural
Luiz Ruffato - Encontros de Interrogação (2004)
Itaú Cultural

Fontes de pesquisa 6

Abrir módulo

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: