Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Gregório Gruber

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 31.01.2024
1951 Brasil / São Paulo / Santos
Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Rua Santa Efigênia Amanhecendo, 1988
Gregório Gruber
Pastel, c.i.e.
70,00 cm x 100,00 cm

Luís Gregório Gruber Novaes Correia (Santos, São Paulo, 1951). Pintor, desenhista, gravador, escultor, cenógrafo, fotógrafo. Inicia formação artística com cursos de piano e teoria musical na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) em 1965, e com aulas de cravo na Pró-Arte. Freqüenta o curso de desenho de Frederico Nasser (1945), e também produz...

Texto

Abrir módulo

Luís Gregório Gruber Novaes Correia (Santos, São Paulo, 1951). Pintor, desenhista, gravador, escultor, cenógrafo, fotógrafo. Inicia formação artística com cursos de piano e teoria musical na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) em 1965, e com aulas de cravo na Pró-Arte. Freqüenta o curso de desenho de Frederico Nasser (1945), e também produz filmes em super-8. Em 1971, interrompe o curso de arquitetura na Faculdade de Arquitetura da Universidade Presbiteriana Mackenzie, e passa a freqüentar aulas de litografia e de gravura em metal, no Ateliê Mário Gruber e no Socorro Curso de Gravura em Metal, respectivamente. Ingressa no curso de artes plásticas da Faap, em 1972, abandonando-o no ano seguinte. Viaja para Paris e tem aulas de desenho na Académie de la Grande Chaumière, em 1974. Nesse ano, realiza sua primeira individual, no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp). Faz estágios de artes gráficas e fotografia no Ateliê Mário Gruber, em 1975, e, no ano seguinte, é responsável pelo curso de desenho de modelo vivo, na Pinacoteca do Estado de São Paulo (Pesp). É contemplado com o prêmio de melhor gravura da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) em 1976. Edita o livro Bodas de Sangue, em 1986, com desenhos realizados com base no filme de Carlos Saura. E atua como cenógrafo da peça Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues (1912-1980), dirigida por Marcio Aurelio (1948), em 1987. Sua obra é objeto de quatro filmes: O Gesto Criador, 1977, e Retrato do Artista Quando Jovem, 1978, ambos de Olívio Tavares de Araújo; Uma Tarde com Gregório, 1987, de Nelson Pereira dos Santos (1924) e Gregório, 1992, do Instituto Itaú Cultural.

Análise

O nome de Gregório Gruber liga-se diretamente às vistas e cenas urbanas, sobretudo às imagens de São Paulo como Avenida São João, 1991, Major Sertório e Pacaembu, 1993. Trata-se de representações objetivas, quase fotográficas da cidade, o que leva os críticos a definirem sua obra como hiper-realismo. De fato, a pintura de Gruber apresenta inúmeras afinidades com a fotografia, utilizada, segundo ele, como "esboço" e "parte do processo de criação". Mas outros recursos são também empregados como meios de construção da tela. "Sou muito arquiteto", afirma. "Estruturo os quadros, fico planejando. Começo sempre da anotação, quase sempre no caderninho, depois vem a aquarela, às vezes até mesmo o pastel, só depois vou para a tela com óleo ou acrílico".

A vocação arquitetônica do pintor apresenta-se no projeto e também no resultado do trabalho; afinal, o que as pinturas revelam são construções: casarios, ruas, avenidas, viadutos e arranha-céus, flagrados à noite ou à luz do dia. As linhas e os planos da cidade podem ser apreendidos num só golpe de olhar, ainda que a clareza da imagem se encontre de modo geral perturbada nessas superfícies, ora esfumaçadas, ora transparentes, ora espelhadas. O jogo de revelações e ocultações, mobilizado tecnicamente pelo artista, compromete o verismo da cena, imprimindo-lhe feições etéreas, oníricas e mesmo surreais. A metrópole mostra-se esvaziada dos fluxos e multidões que a caracterizam; apenas linhas, volumes e cintilações.

Obras 23

Abrir módulo
Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Anhangabaú

Videográfico pintura
Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Auto-retrato

Pastel

Espetáculos 2

Abrir módulo

Exposições 156

Abrir módulo

Mídias (1)

Abrir módulo
Gregório Gruber - Encontros
Itaú Cultural

Fontes de pesquisa 18

Abrir módulo
  • AS DIMENSÕES urbana e industrial na pintura figurativa paulista. São Paulo: Traço Galeria de Arte, 1984. [62] p., il. color.
  • BIENAL BRASIL SÉCULO XX, 1994, São Paulo, SP. Bienal Brasil Século XX: catálogo. Curadoria Nelson Aguilar, José Roberto Teixeira Leite, Annateresa Fabris, Tadeu Chiarelli, Maria Alice Milliet, Walter Zanini, Cacilda Teixeira da Costa, Agnaldo Farias. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 1994. Disponível em: https://issuu.com/bienal/docs/name049464.
  • DESTAQUES da arte contemporânea brasileira. São Paulo: MAM, 1985.
  • GRUBER, Gregório. Bodas de sangue. Introdução Ignácio de Loyola Brandão; texto Gregório Gruber; tradução Andrew Alexander Reid. São Paulo: Galeria de Arte São Paulo : Best, 1986. 152 p., il. color.
  • GRUBER, Gregório. Gregório Gruber: bronzes. São Paulo: Galeria de Arte Rastro, 1983. il. p.b. color., fot.
  • GRUBER, Gregório. Gregório Gruber: óleos e pastéis. São Paulo: Galeria Alberto Bonfiglioli, 1982. , il. color., fotos.
  • GRUBER, Gregório. Gregório. São Paulo: Galeria Alberto Bonfiglioli, 1980. , il. p&b color.
  • GRUBER, Gregório. Gregório. São Paulo: Galeria São Paulo, 1988. [16 p.], il. color.
  • GRUBER, Gregório. Gregório. São Paulo: Galeria São Paulo, 1993. , il. color. p&b.
  • GRUBER, Gregório. Gregório: pinturas e aquarelas. São Paulo: Galeria Alberto Bonfiglioli, 1978. , il. color.
  • GRUBER, Gregório. Pinturas, desenhos e esculturas. Texto Antonio Fernando De Franceschi. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 1997. 22p., il. p.b.
  • GRUBER, Gregório. Voyeur e o banco. Apresentação Miguel de Almeida. São Paulo: Espaço d'Artefacto, 1988. 20p. : il. color.
  • PANORAMA DE ARTE ATUAL BRASILEIRA, 1987, SÃO PAULO, SP. Panorama de Arte Atual Brasileira 1987: arte sobre papel. São Paulo: MAM, 1987.
  • PONTUAL, Roberto. Entre dois séculos: arte brasileira do século XX na coleção Gilberto Chateaubriand. Rio de Janeiro: Edições Jornal do Brasil, 1987.
  • Programa do Espetáculo - O Hamlet - 1982. Não catalogado
  • SCHENBERG, Mario. Pensando a arte. São Paulo: Nova Stella, 1988.
  • SOUZA, Gilda de Mello e. Duas notas: João Câmara Filho e Gregório Gruber. In: ______. A idéia e o figurado. São Paulo: Duas Cidades: Editora 34, 2005. 192 p., il p&b. (Espírito Crítico).
  • ZANINI, Walter (org.). História geral da arte no Brasil. São Paulo: Fundação Djalma Guimarães: Instituto Walther Moreira Salles, 1983. v. 1.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: