Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Literatura

Alcides Villaça

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
28.11.1946 Brasil / São Paulo / Atibaia
Alcides Celso Oliveira Villaça (Atibaia SP, 1946). Poeta. Recebe, em 1967, menção honrosa no Concurso Governador do Estado, categoria poesia. Na época, seus poemas são publicados no jornal Diário do Povo, de Campinas. Em 1971, forma-se em Letras na Universidade de São Paulo, onde passa a lecionar Literatura Brasileira a partir de 1973. Seu prime...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Alcides Celso Oliveira Villaça (Atibaia SP, 1946). Poeta. Recebe, em 1967, menção honrosa no Concurso Governador do Estado, categoria poesia. Na época, seus poemas são publicados no jornal Diário do Povo, de Campinas. Em 1971, forma-se em Letras na Universidade de São Paulo, onde passa a lecionar Literatura Brasileira a partir de 1973. Seu primeiro livro de poesia, O Tempo e Outros Remorsos, é lançado em 1975, com recital do ator Antonio Fagundes, no Masp. Nos anos de 1970 e 1980 dedica-se à pesquisa e ao ensino universitário; em 1984, torna-se Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo, com a tese A Poesia de Ferreira Gullar. Em 1988 publica a obra poética Viagem de Trem. Torna-se Livre Docente pela USP, em 1999, com a tese Lendo Poetas Brasileiros.  Colabora em vários periódicos como resenhista e ensaista literário, entre os quais Folha de S. Paulo e Cadernos de Literatura Brasileira. A poesia de Villaça é influenciada por Carlos Drummond de Andrade (1902 - 1987), João Cabral de Melo Neto (1920 - 1999), Manuel Bandeira (1886 - 1968). O crítico João Luiz Lafetá afirma, ao analisar Viagem de Trem: "seu verso é ágil, seu ritmo é vário, suas imagens são quase sempre desconcertantes".

Obras 1

Abrir módulo

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: