Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Sebastião Januário

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 16.09.2023
1939 Brasil / Minas Gerais / Dores de Guanhães
Sebastião Januário (Dores de Guanhães, Minas Gerais, 1939). Pintor e desenhista. Muda-se aos 17 anos para o Rio de Janeiro, onde trabalha como garçom, em 1956. Em decorrência de seu alistamento militar, abandona o emprego e tem alguns de seus desenhos adquiridos por dois oficiais. Tem seu trabalho conhecido pelo Brigadeiro Délio Matos que o leva...

Texto

Abrir módulo

Sebastião Januário (Dores de Guanhães, Minas Gerais, 1939). Pintor e desenhista. Muda-se aos 17 anos para o Rio de Janeiro, onde trabalha como garçom, em 1956. Em decorrência de seu alistamento militar, abandona o emprego e tem alguns de seus desenhos adquiridos por dois oficiais. Tem seu trabalho conhecido pelo Brigadeiro Délio Matos que o leva para trabalhar como empregado doméstico do casal Mauro Brandão, o que lhe possibilita conhecer os pintores José Paulo Moreira Fonseca e Carlos Scliar (1920-2001); este compra-lhe alguns quadros e o encaminha para o curso livre de pintura ministrado por Ivan Serpa (1923-1973) no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ), na década de 1960. Cursa por breve período a Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Também estuda desenho com Eduardo Sued (1925) e Oswaldo Teixeira (1905-1974) no Instituto de Belas Artes do Rio de Janeiro. Entre 1964 e 1966, estuda pintura no Musée D'Art Moderne de Paris [Museu de Arte Moderna de Paris], França. 

Exposições 7

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 4

Abrir módulo
  • 150 anos de pintura no Brasil: 1820-1970. Rio de Janeiro: Colorama, 1989.
  • AYALA, Walmir. Arte brasileira. Pietro Maria Bardi. Rio de Janeiro, Colorama, s.d.
  • AYALA, Walmir. Dicionário de pintores brasileiros. Organização André Seffrin. 2. ed. rev. e ampl. Curitiba: Ed. UFPR, 1997.
  • DICIONÁRIO brasileiro de artistas plásticos. Organização Carlos Cavalcanti e Walmir Ayala. Brasília: Instituto Nacional do Livro, 1973-1980. 4v. (Dicionários especializados, 5).

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: