Paulo Betti
![Paulo Betti (Adminstrador) em cena de Os Iks, 1976 [Enciclopédia de Teatro. Personalidade]](http://d3swacfcujrr1g.cloudfront.net/img/uploads/2000/01/013302007899.jpg)
Paulo Betti (Adminstrador) em cena de Os Iks, 1976
Djalma Limongi Batista, Paulo Betti
Acervo Idart/Centro Cultural São Paulo
Texto
Paulo Sérgio Betti (Rafard, São Paulo, 1952). Diretor e ator. Paulo Betti é intérprete e diretor criado dentro do teatro de grupo, um dos responsáveis pela projeção do grupo Pessoal do Victor na década de 1970. Desenvolve carreira solo e é, hoje, um dos atores mais requisitados da sua geração, para o cinema e a televisão.
Forma-se como ator na Escola de Arte Dramática (EAD). Em 1975, é um dos fundadores do grupo experimental Pessoal do Victor, dirigido por Celso Nunes. Em Victor ou As Crianças no Poder, de Roger Vitrac, 1974; Os Iks, de Collin Turnbull, adaptação de Peter Brook e J.C. Carrière, 1976; e O Processo, de Kafta, 1977, três sucessivos êxitos do grupo, Betti se faz notar como ator, antes de fazer, em 1977, com Cerimônia para Um Negro Assassinado, de Fernando Arrabal, a sua estréia como diretor, distinguida com os prêmios Governador do Estado; Associação Paulista dos Críticos de Artes (APCA); e Troféu Mambembe de revelação de direção. Depois de atuar em A Vida É Sonho, de Calderón de la Barca, nova direção de Celso Nunes, 1978, obtém, em 1979, o primeiro grande sucesso como encenador, com Na Carrera do Divino, de Carlos Alberto Soffredini, produzido pelo Pessoal do Victor, através de uma original e poética pesquisa cênica sobre o cotidiano dos caipiras do interior paulista. Essa realização, na qual está presente também como ator, lhe vale os cinco mais importantes prêmios paulistas de melhor diretor da temporada, e é decisiva para que sua carreira teatral se concentre basicamente no trabalho de direção. Depois de atuar na criação paulista de A Aurora da Minha Vida, de Naum Alves de Souza, em 1981, dirige sucessivamente A Lata de Lixo da História, de Roberto Schwartz, 1980; O Anti-Nelson Rodrigues, de Nelson Rodrigues, em 1981; e Feliz Ano Velho, de Alcides Nogueira e Marcelo Rubens Paiva, 1983. Este último espetáculo, de grande empatia com o público, excursiona pelo Brasil e é também apresentado na Europa. De 1977 a 1984 participa, como professor, da implantação do Centro de Teatro da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
A partir da temporada carioca de Feliz Ano Velho, Betti passa a residir e trabalhar no Rio de Janeiro, onde em 1985 dirige, para o Teatro dos Quatro, Assim É...(Se Lhe Parece), de Luigi Pirandello, outro grande êxito de público. Ao insucesso de Ação entre Amigos, de Márcio Souza, 1986, segue-se a direção de O Amigo da Onça, de Chico Caruso, 1988, com Chiquinho Brandão e Sérgio Mamberti. Em 1989, retorna ao palco como ator em Perversidade Sexual em Chicago, de David Mamet, espetáculo do qual é também produtor, como já o fora em O Amigo da Onça. Em 1991, ganha o Prêmio Shell de melhor ator em A Fera na Selva, de Henry James, com direção de Luiz Arthur Nunes.
A partir da década de 1990, Paulo Betti se dedica com maior intensidade à televisão, quando trabalha como ator em várias novelas da TV Globo. Atua também no cinema, no qual suas principais atuações estão em Jogo Duro, de Ugo Giorgetti; Ed Mort, de Alain Fresnot, Doida Demais e Guerra de Canudos, de Sergio Rezende. É um dos fundadores e produtores da Casa da Gávea, espaço para apresentações, cursos e produção cultural no Rio de Janeiro.
Obras 1
Espetáculos 42
Fontes de pesquisa 8
- BETTI, Paulo. Rio de Janeiro: CEDOC / Funarte. Dossiê Personalidades Artes Cênicas.
- CLOUD Nine - Numa Nice. São Paulo, [s.n.], 1982. 1 programa do espetáculo realizado no Teatro Sesc Anchieta.
- MICHALSKI, Yan. Paulo Betti. In: ______. Pequena enciclopédia do teatro brasileiro contemporâneo. Rio de Janeiro, 1989. Material inédito e inconcluso, elaborado em projeto para o CNPq.
- NA CARRERA do Divino. Rio de Janeiro: CEDOC / Funarte. Dossiê Espetáculo Adulto.
- Programa do Espetáculo - A Aurora da Minha Vida - 1981.
- Programa do Espetáculo - O Anti-Nelson Rodrigues - 1981.
- Programa do Espetáculo - Victor, ou As Crianças no Poder - 1974.
- TEATRANDO.Disponível em: < http://www.teatrando.com.br/2011/01/critica-deus-da-carnificina.html >. Acesso em : 6 de maio de 2011.
Como citar
Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:
-
PAULO Betti.
In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2025.
Disponível em: https://front.master.enciclopedia-ic.org/pessoa14031/paulo-betti. Acesso em: 03 de maio de 2025.
Verbete da Enciclopédia.
ISBN: 978-85-7979-060-7