Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Teatro

Ilka Marinho Zanotto

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 19.07.2024
1930 Brasil / São Paulo / São Paulo
Ilka Marinho de Andrade Zanotto (São Paulo, São Paulo, 1930). Crítica e pesquisadora. Ativa participante da militância crítica nas décadas de 1970 e 1980, Ilka Marinho Zanotto marca sua posição contra a falta de liberdade de expressão do período repressivo.

Texto

Abrir módulo

Ilka Marinho de Andrade Zanotto (São Paulo, São Paulo, 1930). Crítica e pesquisadora. Ativa participante da militância crítica nas décadas de 1970 e 1980, Ilka Marinho Zanotto marca sua posição contra a falta de liberdade de expressão do período repressivo.

Ilka acumula diversas formações correlatas, como biblioteconomia e letras, tendo feito o curso de dramaturgia e crítica na Escola de Arte Dramática (EAD), na turma de 1961. Forma-se em crítica, em 1971, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), paralelamente ao curso de filosofia da Faculdade de Filsofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP) da mesma universidade.

Torna-se crítica do jornal O Estado de S. Paulo, entre 1970 e 1996; assim como da revista Visão (1970/1979); IstoÉ (1976/1982) e TV Cultura (1972/1984), e assume, no período, a presidência da Associação Paulista dos Críticos de Teatro (APCT), entre 1972 e 1974, transformada então em Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA). Assume também a organização e coordenação dos anuários das atividades cênicas em São Paulo. É responsável pela organização da revista Dionysos sobre a EAD, juntamente com Mariangela Alves de Lima (1947), Maria Thereza Vargas (1929) e Nanci Fernandes.

Seus principais trabalhos publicados encontram-se nas revistas norte-americanas The Drama Review e Tulane Drama Review, além de um prefácio à peça A Serpente, nas obras completas de Nelson Rodrigues (1912-1980).

Analisando a sua contribuição para o teatro paulista, depõe o crítico Sábato Magaldi (1927-2016): "Ilka Marinho Zanotto não é apenas a excelente crítica teatral que se valeu da formação teórica e prática propiciada pela Escola de Arte Dramática e pela Escola de Comunicações e Artes, bem como da Faculdade de Filosofia da USP. Seu temperamento combativo assinalou-se nas várias entidades de que vem participando, sempre em favor da liberdade e da cultura. Seus artigos e prefácios são da maior importância para o conhecimento profundo do teatro, assinalando-se, de forma especial, na cobertura da década de 1970".1

 

Notas

1. MAGALDI, Sábato. Depoimento cedido a Enciclopédia Itaú Cultural Teatro. São Paulo, janeiro de 2003.

Espetáculos 12

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 3

Abrir módulo
  • ALBUQUERQUE, Johana. Ilka Marinho Zanotto (ficha curricular) In: ___________. ENCICLOPÉDIA do Teatro Brasileiro Contemporâneo. Material elaborado em projeto de pesquisa para a Fundação VITAE. São Paulo, 2000.
  • Programa do Espetáculo - Divinas Palavras - 1986. Não Catalogado
  • ZANOTTO, Ilka Marinho et al. (Org.). Escola de Arte Dramática. Dionysos, Brasília, n. 29, 1989. Edição especial.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: