Não apagarão nossa memória
![Não apagarão nossa memória, 2021 [Obra]](http://d3swacfcujrr1g.cloudfront.net/img/uploads/2024/07/73137_640709.jpg)
Não apagarão nossa memória, 2021
Gustavo Caboco
Impressão fotográfica sobre papel algodão
Texto
Gustavo Caboco é um artista indígena, da etnia Wapichana, originária de Roraima. Embora tenha nascido em Curitiba, no Paraná, Caboco traz em seu trabalho reflexões sobre o retorno às origens. Com frequência, o artista usa a mistura de palavras ou frases com imagens que estimulam reflexões sobre os elementos que compõem a obra e as relações dela com o público. Assim, o conceito que o artista nos propõe se mistura ao suporte que ele escolhe, criando um diálogo que reforça e amplia as possibilidades do outro. Esse é um recurso bastante usado por artistas na contemporaneidade. Na obra, cuja foto foi tirada no Museu Nacional, localizado no Rio de Janeiro e incendiado em 2018, Gustavo Caboco está acompanhado de parentes Wapichana – Roseane Wapichana, Lucilene Wapichana e Wanderson Wapichana –, reivindicando a preservação da memória de seu povo originário.
Fontes de pesquisa 1
- ITAÚ CULTURAL. Jogo das Artes: diálogos e conexões com as artes/desenvolvido em parceria com Estrela Cultural. São Paulo: Itaú Cultural, 2023. 116 p.
Como citar
Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:
-
NÃO apagarão nossa memória.
In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2025.
Disponível em: https://front.master.enciclopedia-ic.org/obra73137/nao-apagarao-nossa-memoria. Acesso em: 02 de maio de 2025.
Verbete da Enciclopédia.
ISBN: 978-85-7979-060-7