Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Teatro

Companhia Dramática de Comédia

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
A companhia encena adaptações de comédias clássicas preferencialmente para o público infantil, com linguagem baseada em diversos gêneros populares, com direção de João Batista, responsável pelo trabalho sobre os textos.

Texto

Abrir módulo

Histórico

A companhia encena adaptações de comédias clássicas preferencialmente para o público infantil, com linguagem baseada em diversos gêneros populares, com direção de João Batista, responsável pelo trabalho sobre os textos.

Estréia com o espetáculo A Incrível História do Homem que Bebia Xixi, 1994, adaptação de O Médico Volante, de Molière, com linguagem inspirada no Teatro de Revista e nas chanchadas da Atlântida, no carnaval, no circo e na ópera bufa. O espetáculo recebe o Prêmio Coca-Cola de Teatro Jovem de melhor figurino (Mauro Leite). Em 1995, apresenta Volpone, o Morto Mais Vivo do Mundo, uma adaptação da obra de Ben Jonson, mantendo a pesquisa em torno dos mesmos elementos de linguagem na comédia de disfarces e artimanhas. Sonia Praça recebe o Prêmio Mambembe de melhor atriz coadjuvante.

Em 1996 estréia Esconde-Esconde, uma releitura do clássico Judas, em Sábado de Aleluia, de Martins Pena, indicado em sete categorias e agraciado com o Prêmio Coca-Cola de Teatro Jovem para figurino (Mauro Leite) e ator (Eduardo Rieche).

E-Pa-Mi-Non-Das, 1997, baseia-se em um conto de Artur Azevedo e recebe novamente o Prêmio Coca-Cola de Teatro Jovem de melhor figurino (Mauro Leite). No ano seguinte, a companhia encena seu primeiro espetáculo voltado para o público adulto, George Dandin, de Molière.

Em 1999, produz o Ciclo de Leituras 'Cinco Brasileiros', em que são realizadas as leituras dramatizadas das peças: O Santo Inquérito de Dias GomesBoca de Ouro de Nelson Rodrigues; O Auto da Compadecida de Ariano Suassuna; A Moratória de Jorge Andrade; Gota d'Água de Chico Buarque e Paulo Pontes; e debates com Emir Sader e Sócrates Nolasco. No ano seguinte viaja pelo interior dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Em 2002, estréia O Mundo É Grande, de João Batista, que conquista o Prêmio Maria Clara Machado de melhor ator, para Nando Cunha. Em 2003, participa da 3ª Mostra SESC/CBTIJ de Teatro para Crianças no estado do Rio de Janeiro. Em 2004, apresenta Caia na Gandaia, homenagem aos comediantes brasileiros e ao carnaval. Em 2006, a companhia apresenta A Bolha, composta por três histórias curtas cujos protagonistas têm dificuldades de relação com o mundo exterior.

Espetáculos 9

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 2

Abrir módulo
  • COMPANHIA Dramática de Comédia. (Dossiê Grupo Artes Cênicas) Rio de Janeiro: Cedoc/Funarte.
  • COMPANHIA Dramática de Comédia. Disponível em: [http://www. ciadramaticadecomedia. com]. Acesso em: 02/05/2007.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: