Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Música

Ocupação Chiquinha Gonzaga

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 23.08.2024
24.02.2021 - 18.07.2021 Brasil / São Paulo / São Paulo – Itaú Cultural
Foto de reprodução Itaú Cultural

Ocupação Chiquinha Gonzaga, 2021

Aberta ao público em fevereiro de 2021, a 51ª Ocupação Itaú Cultural homenageia a maestrina brasileira Chiquinha Gonzaga (1847-1935). O espaço expositivo conta com mais de 120 itens, entre eles a certidão de nascimento com dados que resgatam sua afrodescendência. A biografia de Chiquinha é contada nas vozes de artistas negras, por meio de conteú...

Texto

Abrir módulo

Aberta ao público em fevereiro de 2021, a 51ª Ocupação Itaú Cultural homenageia a maestrina brasileira Chiquinha Gonzaga (1847-1935). O espaço expositivo conta com mais de 120 itens, entre eles a certidão de nascimento com dados que resgatam sua afrodescendência. A biografia de Chiquinha é contada nas vozes de artistas negras, por meio de conteúdo audiovisual distribuído pela exposição. 

Um piano tradicional e o broche de ouro com as notas de Walkyria (1884) sua primeira valsa para teatro, integram a mostra, além de fotografias, documentos e partituras como a de Ó Abre Alas (1899), a primeira marcha de carnaval do país. Recursos interativos que ativam marchinhas e teclas de piano, junto aos sons das ruas do Rio de Janeiro do século XIX que inspiraram as músicas de Chiquinha Gonzaga, incentivam os visitantes a imergir na vida e obra da homenageada.

Ficha Técnica

Abrir módulo
Cocuradoria
Juçara Marçal

Expografia
Juliana Godoy

Consultoria
Edinha Diniz

Artista homenageada / Artista homenageado
Chiquinha Gonzaga

Mídias (1)

Abrir módulo
Ocupação Chiquinha Gonzaga (2021) – Teaser
A 51ª Ocupação Itaú Cultural resgata a trajetória da compositora Chiquinha Gonzaga, marcada por escândalos sociais e opressão, pioneirismo e liberdade, paixão e reconhecimento. Esta exposição – desenvolvida integralmente durante a pandemia de covid-19 – propõe um mergulho na criação obstinada de uma artista que esteve, em certos aspectos, conectada com seu tempo, mas que antecipou uma série de questões que envolveriam a vida da mulher moderna.

Autora de um expressivo acervo musical, que percorre, mescla e faz nascer novos gêneros e ritmos, Chiquinha Gonzaga trabalhou a canção brasileira no sentido de nacionalizá-la e pavimentou o caminho para o surgimento de uma música eminentemente popular, recebendo em sua homenagem o Dia da Música Popular Brasileira, celebrado em 17 de outubro, data de nascimento da instrumentista.

Com a curadoria das equipes do Itaú Cultural e de Juçara Marçal, a Ocupação Chiquinha Gonzaga fica em cartaz na sede do instituto de 24 de fevereiro a 23 de maio de 2021, com entrada gratuita.

Ocupação Chiquinha Gonzaga
quarta 24 de fevereiro de 2021
até domingo 23 de maio de 2021
terça a sexta das 13h às 19h
sábado, domingo e feriado das 10h às 16h

piso térreo

Entrada gratuita
visitas apenas mediante agendamento: https://www.sympla.com.br/agendamentoic

[livre para todos os públicos]

Confira o verbete sobre a instrumentista na Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras: http://bit.ly/2N3lluV

Inscreva-se no nosso canal! http://bit.ly/Inscreva-seIC

ITAÚ CULTURAL

Presidente: Alfredo Setubal
Diretor: Eduardo Saron
Gerente do Núcleo de Comunicação e Relacionamento: Ana de Fátima Sousa
Coordenador do Núcleo de Comunicação e Relacionamento: Carlos Costa
Entrevistas: Amanda Rigamonti, Milena Buarque e William Nunes de Santana
Gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Claudiney Ferreira
Coordenadora do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Kety Fernandes Nassar
Produção audiovisual: Paula Bertola e Roberta Roque
Concepção do vídeo: Richner Allan e Roberta Roque
Edição: Richner Allan
Trilha: Debora Gurgel (arranjo)
Produção musical: Emygdio Costa
Voz: Juçara Marçal
Percussão: Si.Sa Medeiros
Trombone: Helô Alvino
Trompete: Vanessa Larissa
Título: “Ó abre alas”
Imagens: Acervo Instituto Moreira Salles/Coleção Edinha Diniz/Chiquinha Gonzaga e Acervo Instituto Moreira Salles/Coleção Chiquinha Gonzaga

O Itaú Cultural (IC), em 2019, passou a integrar a Fundação Itaú para Educação e Cultura, com o objetivo de garantir ainda mais perenidade às suas ações e o seu legado no mundo da cultura, ampliando e fortalecendo o seu propósito de inspirar o poder criativo para a transformação das pessoas.

Fontes de pesquisa 2

Abrir módulo

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: