Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Teatro

Um Certo Hamlet

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 15.08.2019
1991 Brasil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro – Teatro Dulcina
Espetáculo de estréia da companhia Os Fodidos Privilegiados, dirigida por Antônio Abujamra, com um elenco formado apenas por mulheres.

Texto

Abrir módulo

Espetáculo de estréia da companhia Os Fodidos Privilegiados, dirigida por Antônio Abujamra, com um elenco formado apenas por mulheres.

O diretor procede a uma dessacralização e a uma atualização sem pudores da peça William Shakespeare. Imprime à interpretação das atrizes força gestual e vocal. Vera Holtz como Gertrudes e Susana Faini como Cláudio trazem nesta força a defesa cínica do poder, enquanto em Cláudia Abreu, como Hamlet, esta energia vem da indignação. Nos três casos, as atrizes parecem apagar a feminilidade para assumir não a personagem masculina mas a virilidade dos valores que sustentam a disputa. Vera Holtz dobra seu papel, interpretando criticamente uma ingênua Ofélia.

Em quase todo o espetáculo a interpretação é frontal, dividindo com a platéia a consciência e o sentido da cena. A marcação é limpa, formal, e um coro de nove atrizes compõe, em seu deslocamento, uma cenografia humana. O crítico Macksen Luiz comenta: "Esse arcabouço cênico resulta em um Hamlet surpreendentemente grosseiro. O estado de dúvida da personagem que se pergunta, continuamente, sobre a razão da existência e se questiona sobre a eficácia do gesto que modifica, é o que sustenta o desenho da montagem. Mas a relativização do conflito de Hamlet generaliza as referências do texto, aproximando-o da experiência nacional. Hamlet ao se referir à podridão que percebe no reino da Dinamarca a estende ao poder, seja ele exercido em qualquer parte. Abujamra reitera sua visão direta sobre o Brasil: tudo fica claríssimo. [...] Shakespeare não está ausente: é o substrato da encenação. Popularizado, subvertido, pulverizado, Hamlet emerge numa leitura pessoal, que provoca repulsa ou adesão. [...] [a montagem], ao pretender assustar com sua irreverência, cria sobre a vulgaridade, a banalização e até mesmo a obviedade, um espetáculo atraente. Um Certo Hamlet usa a tragédia de Shakespeare como pretexto para falar de outras tragédias. Não espere encontrar Shakespeare em sua inteireza, mas saiba que Um Certo Hamlet despreza certas convenções (mais sociais do que teatrais) para encontrar um sentido para o teatro no Brasil atual".1

Notas

1. LUIZ, Macksen. Hamlet para brasileiro ver. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 18 jun. 1991.

Ficha Técnica

Abrir módulo
Autoria
William Shakespeare

Adaptação
Antônio Abujamra

Direção
Antônio Abujamra

Iluminação
Jorginho de Carvalho

Direção musical
André Abujamra

Trilha sonora
André Abujamra

Coreografia
Sofia Torres

Elenco
Ana Jansen / Um Certo Hamlet
Anya Sartor / Um Certo Hamlet
Cláudia Abreu / Hamlet
Claudia Cerquinho / Um Certo Hamlet
Deborah Catalani / Um Certo Hamlet
Denise Sant'Anna / Um Certo Hamlet
Lisiclair Pereira / Um Certo Hamlet
Maria Adélia / Um Certo Hamlet
Maria Salvadora / Um Certo Hamlet
Paula Sandroni / Um Certo Hamlet
Rafaela Amado / Um Certo Hamlet
Sofia Torres / Um Certo Hamlet
Suzana Faini / Um Certo Hamlet
Tuca Moraes / Um Certo Hamlet
Vera Holtz / Um Certo Hamlet (Prêmio Shell)

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: