Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

André Carneiro

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 24.06.2024
09.05.1922 Brasil / São Paulo / Atibaia
04.11.2014 Brasil / Paraná / Curitiba
Reprodução fotográfica João L. Musa/Itaú Cultural

Trilhos, 1950
André Carneiro
Tinta mineral sobre premiun luster photo paper
30,50 cm x 40,00 cm

André Granja Carneiro (Atibaia, São Paulo, 1922 - Curitiba, Paraná, 2014). Romancista, contista, poeta, cineasta, artista plástico e jornalista, filho do político e comerciante Recaredo Granja Carneiro e de Engrácia de Almeida Carneiro. Em 1949, funda o jornal  literário mensal Tentativa, que obtém ampla repercussão e dura até 1952, com a colabo...

Texto

Abrir módulo

André Granja Carneiro (Atibaia, São Paulo, 1922 - Curitiba, Paraná, 2014). Romancista, contista, poeta, cineasta, artista plástico e jornalista, filho do político e comerciante Recaredo Granja Carneiro e de Engrácia de Almeida Carneiro. Em 1949, funda o jornal  literário mensal Tentativa, que obtém ampla repercussão e dura até 1952, com a colaboração dos mais importantes nomes da literatura nacional da época (em 2006 a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo lança uma edição facsimilar da publicação). Na década de 1950 começa a se interessar pela hipnose (tem dois livros sobre o tema) e mais tarde torna-se membro da Parapsychological Association, com sede nos Estados Unidos. Responsável pela introdução da moderna ficção científica no Brasil, em 1961 organiza a Antologia Brasileira de Ficção Científica e dois anos depois publica o Diário da Nave Perdida. Seus contos, reconhecidos internacionalmente, estão publicados em diversos países - é o único autor brasileiro na antologia The Definitive Year's Best Selection, publicado pela editora norte-americana Putnam, em 1973, e o único membro da América do Sul da Science Fiction & Fantasy Writers of America.

Obras 1

Abrir módulo
Reprodução fotográfica João L. Musa/Itaú Cultural

Trilhos

Tinta mineral sobre premiun luster photo paper

Exposições 12

Abrir módulo

Exposições virtuais 1

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 2

Abrir módulo
  • CAMPOS, Milton de Godoy. Antologia poética da Geração de 45: 1a. série. São Paulo: Clube de Poesia, 1966.
  • DUARTE, Osvaldo C. Duarte. O Estilo de André Carneiro. São Paulo: UNESP, 1996.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: