Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Mariana Maia

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 06.08.2024
1984 Brasil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Foto de Cícero Rodrigues

CoroAção, 2019
Mariana Maia

Mariana Maia da Silva (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1984). Artista visual, produtora cultural, professora, curadora. Por meio de diferentes linguagens artísticas como performance, vídeo, graffiti e pintura, sua pesquisa e produção artística tem como foco imagens de mulheres negras e a relação entre a estética da periferia e religiões de matri...

Texto

Abrir módulo

Mariana Maia da Silva (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1984). Artista visual, produtora cultural, professora, curadora. Por meio de diferentes linguagens artísticas como performance, vídeo, graffiti e pintura, sua pesquisa e produção artística tem como foco imagens de mulheres negras e a relação entre a estética da periferia e religiões de matrizes africanas, como em seu curta-metragem, CoroAção (2019), no qual a artista ressignifica um objeto cotidiano ligado ao universo do trabalho. Mariana transforma o suporte feio a partir de tecidos retorcidos utilizados para apoiar baldes para serem carregados na cabeça em uma espécie de coroa, com adornos e elementos ligados à cultura afro-descendente. A própria artista se apropria de um e busca no mar, água que carrega depois no banho e banha-se no final do filme. No início do curta ainda, uma mulher mais velha interage com outras, mais nova e lhe passa uma espécie de colar ou guia, o que pode simbolizar essa transmissão de conhecimentos e da memória ligadas à ancestralidade.

Cestarias, objetos de metal e pinturas de cenas do cotidiano da sociabilidade de mulheres negras são ainda manifestações da pesquisa da artista para ressignificar experiências, resgatar e preservar memórias e ampliar sua crítica na relação entre sociedade e o feminino.

Obras 1

Abrir módulo

Exposições 2

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 4

Abrir módulo

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: