Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Dança

Paola Rettore

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 08.08.2024
1963 Itália / Lombardia / Milão
Paola Rettore (Milão, Itália, 1963). Bailarina, coreógrafa, diretora, escritora e atriz. Muda-se para Belo Horizonte, Minas Gerais, nos primeiros anos de vida. Em 1986, faz graduação em pedagogia no campus da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), localizado na capital mineira. Estuda dança e consciência corporal com Klauss Vianna  (1928-...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Paola Rettore (Milão, Itália, 1963). Bailarina, coreógrafa, diretora, escritora e atriz. Muda-se para Belo Horizonte, Minas Gerais, nos primeiros anos de vida. Em 1986, faz graduação em pedagogia no campus da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), localizado na capital mineira. Estuda dança e consciência corporal com Klauss Vianna  (1928-1992) e Ivaldo Bertazzo (1949). Em 1988, cria De Pernas Pro Ar, oficina de composição artística e núcleo pedagógico em dança. 

Durante a década de 1990, participa de montagens do Grupo Galpão como coreógrafa e atriz. A peça Romeu e Julieta (1992), que circula por Uruguai, Colômbia e Holanda, faz parte desse período. É autora dos livros O Anjo da Dança (1997), Pequenas Navegações: Cartas de Amor (2002) e Avestruz: Só Tenho Rascunhos (2012). A partir de 2004, dirige a Vagabundagem Dance – Uncompany. Em 2009, estreia “Correntes e Naufrágios”, do projeto Pequenas Navegações. Cinco anos mais tarde, o espetáculo recebe o prêmio Cena Minas.

Em 2010, conclui o mestrado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), abordando o processo de criação da coreógrafa brasileira Dudude Herrmann (1958). Em 2012, elabora Vacío – Cuarto Piso em parceria com artistas do Equador. No mesmo ano, o trabalho ganha o prêmio Ibercena. Suas composições transitam por assuntos diversos, como a distinção entre homem e animal, máquina e mundo físico da matéria, temas de Ciborgue de 2013. Três anos depois, atua como diretora de criação de HardBox – Apenas Uma Fotografia na Parede

Espetáculos 1

Abrir módulo

Performances 5

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 8

Abrir módulo

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: