Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Literatura

Inglês de Souza

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
28.12.1853 Brasil / Pará / Óbidos
06.09.1918 Brasil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Reprodução Fotográfica Horst Merkel

O Missionário, 1891
Inglês de Souza
Brasiliana Itaú/Acervo Banco Itaú

Herculano Marcos Inglês de Souza (Óbidos PA 1853 - Rio de Janeiro RJ 1918). Romancista, contista. Vive a infância no Maranhão e no Rio de Janeiro, mas é a terra natal, cidade localizada na Região Amazônica e dominada pelas grandes fazendas de cacau, e os costumes de seus habitantes que retrata nos seus livros. Ingressa na Faculdade de Direito de...

Texto

Abrir módulo

Biografia
Herculano Marcos Inglês de Souza (Óbidos PA 1853 - Rio de Janeiro RJ 1918). Romancista, contista. Vive a infância no Maranhão e no Rio de Janeiro, mas é a terra natal, cidade localizada na Região Amazônica e dominada pelas grandes fazendas de cacau, e os costumes de seus habitantes que retrata nos seus livros. Ingressa na Faculdade de Direito de São Paulo, e se forma, em 1876. Nesse ano publica seu primeiro romance, O Cacaulista, assinado com o pseudônimo Luís Dolzani, planejando dar início a uma série sobre a vida nas margens do rio Amazonas. Em 1893 é lançado aquele que seria a última contribuição do escritor à ficção brasileira, Contos Amazônicos. Envolve-se então com a política e chega a ser governador das províncias de Sergipe e Espírito Santo. Muda-se definitivamente para o Rio de Janeiro, onde exerce as atividades de advogado, banqueiro e jornalista, além de lecionar no curso de direito comercial e marítimo da Faculdade Livre de Ciências Jurídicas e Sociais. Participa também da fundação da Academia Brasileira de Letras - ABL, em 1897. Sua obra é associada ao movimento naturalista no Brasil, antecipando a prosa regionalista que se desenvolveria com mais vigor na metade do século XX. É tio do escritor Oswald de Andrade (1890 - 1954)

Obras 1

Abrir módulo

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: