Daniel Galera
Texto
Daniel Galera (São Paulo, São Paulo, 1979). Romancista, contista e tradutor. Além da reflexão sobre o universo contemporâneo, a prosa de Daniel Galera trata de temas como a amizade, a memória e as relações familiares.
Ainda na infância muda-se para Porto Alegre, e mais tarde gradua-se em publicidade na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Aproveitando o início da popularização da internet no Brasil, destaca-se com a publicação de textos em diversos sites, blogs e fanzines virtuais, sobretudo no Cardosonline (COL).
Com o escritor Daniel Pellizzari (1974) e o ilustrador Guilherme Pilla, funda em 2001 a editora Livros do Mal, por meio da qual, no mesmo ano, publica seu primeiro livro, a coletânea de contos Dentes Guardados. Também pela Livros do Mal, lança seu segundo livro e primeiro romance, Até o Dia em que o Cão Morreu (2003), posteriormente adaptado para o cinema com o título Cão sem Dono, com direção de Renato Ciasca (1961) e Beto Brant (1964).
Grande parte da obra narrativa de Daniel Galera está centrada na representação do universo dos adolescentes e dos jovens adultos contemporâneos. Nesse universo, o sexo, a violência, a cultura pop e a amizade ganham espaço e relevo consideráveis.
Em seus contos e romances destacam-se casos de triângulos amorosos, de descobertas sexuais, de traições, de amizades postas à prova e da violência urbana, muitas vezes gratuita. É também notável a utilização de inúmeras referências à cultura pop, que é evocada não apenas como adereço ou como truque para uma identificação imediata com o leitor, mas também como aspecto indissociável da vida e da educação sentimental dos personagens.
Em 2006, lança seu segundo romance, Mãos de Cavalo (2006). A narrativa da obra é construída como uma espécie de romance de formação, que acompanha a trajetória do personagem Hermano por meio do contraste entre seu cotidiano de adulto e suas memórias e traumas da infância e adolescência.
Galera procura realizar a representação em diversos níveis. No da linguagem, por exemplo, muitas vezes o faz utilizando-se da apresentação direta de pensamentos e falas de seus personagens, que se expressam por meio de termos bastante coloquiais e de gírias típicas de suas faixas etárias e de seus locais de origem, quase sempre Porto Alegre. Esse aspecto local e temporal, no entanto, não chega a tornar a obra obscura para aqueles que não compartilham do mesmo contexto, já que aparece quase sempre de forma sutil, pois seu interesse principal não é o registro de época.
O terceiro romance, Cordilheira, é publicado em 2008. O livro é escrito em primeira pessoa, do ponto de vista de uma mulher, a personagem principal, Anita. Em 2010 lança a graphic novel1 Cachalote, produzida em parceria com o desenhista Rafael Coutinho (1980). Em 2012, lança Barba Ensopada de Sangue, que vence o prêmio São Paulo de Literatura 2013, e, em 2016, publica Meia-Noite e Vinte.
Paralelo a seu trabalho autoral, atua também como resenhista e ensaísta e mantém ainda a atividade de tradutor. Verte para o português autores como o americano Jack London (1876-1916), o britânico David Mitchell (1974) e a escritora inglesa Zadie Smith (1975). Em 2012, assina o prefácio de Ficando Longe do Fato de já Estar Meio que Longe de Tudo, do ensaísta americano David Foster Wallace (1962-2008), traduzido por Galera em conjunto com Pellizzari, com ensaios também selecionados por Galera.
Na prosa e nos quadrinhos de Daniel Galera, assuntos anacrônicos, como a solidão, o peso do passado e as relações humanas, são representados ao lado de tensões próprias da contemporaneidade, fazendo com que o leitor se identifique com a obra do autor.
Nota
1. Graphic novel, em português, romance gráfico, é uma história mais longa, como uma obra literária em prosa, produzida em quadrinhos. Geralmente é voltado para o público adulto. SANTANA, Ana Lucia. Graphic Novel. InfoEscola, [s.l., s.d.]. Disponível em: https://www.infoescola.com/literatura/graphic-novel/.
Mídias (1)
Captação, edição e legendagem: Sacisamba
Intérprete: Erika Mota (terceirizada)
Locução: Júlio de Paula (terceirizado)
Links relacionados 2
Fontes de pesquisa 6
- GALERA, Daniel. Dentes guardados. Livros do Mal: Porto Alegre, 2001.
- GALERA, Daniel. Mãos de cavalo. Companhia das Letras: São Paulo, 2006.
- GALERA, Daniel. Site do artista. Disponível em: http://www.ranchocarne.org/. Acesso em: 15 nov. 2011.
- RODRIGUES, Sérgio. Mãos de cavalo: parem as máquinas. Disponível em: http://veja.abril.com.br/blog/todoprosa/resenha/mos-de-cavalo-parem-as-mquinas/. Acesso em: 15 nov. 2011.
- SANTANA, Ana Lucia. Graphic Novel. InfoEscola, [s.l., s.d.]. Disponível em: https://www.infoescola.com/literatura/graphic-novel/. Acesso em: 24 nov. 2020.
- UM ESCRITOR na Biblioteca – Daniel Galera. Jornal da Biblioteca Pública do Paraná, Curitiba, ed. 111, out. 2020. Disponível em: https://www.bpp.pr.gov.br/Candido/Pagina/Um-Escritor-na-Biblioteca-Daniel-Galera. Acesso em: 24 nov. 2020.
Como citar
Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:
-
DANIEL Galera.
In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2025.
Disponível em: https://front.master.enciclopedia-ic.org/pessoa284726/daniel-galera. Acesso em: 05 de maio de 2025.
Verbete da Enciclopédia.
ISBN: 978-85-7979-060-7