Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Mari Stockler

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 27.04.2024
1965 Brasil / São Paulo / São Paulo
Maria Anna Eugenia do Valle Pereira Stockler (São Paulo, São Paulo, 1965). Cenógrafa, diretora de arte, figurinista, diretora de filmes, galerista e fotógrafa. Sua atuação multidisciplinar é organizada em artes visuais: da criação (figurino, cenário) até o registro estético-antropológico (fotografia e direção de filmes). Ao atuar como curadora, ...

Texto

Abrir módulo

Maria Anna Eugenia do Valle Pereira Stockler (São Paulo, São Paulo, 1965). Cenógrafa, diretora de arte, figurinista, diretora de filmes, galerista e fotógrafa. Sua atuação multidisciplinar é organizada em artes visuais: da criação (figurino, cenário) até o registro estético-antropológico (fotografia e direção de filmes). Ao atuar como curadora, também demonstra seu interesse na promoção e divulgação de artistas.

Inicia a trajetória como modelo fotográfico nos anos 1980, período em que ingressa na Faculdade de Rádio e TV da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap/SP). A formação no artes visuaisl é estimulada durante os anos 1990, período em que trabalha como assistente para: a cenógrafa e diretora de teatro Daniela Thomas (1959), o artista plástico Luiz Zerbini (1959) e também fotógrafos, em diversos projetos. 

A filiação de Mari Stockler às artes plásticas e à moda acontece desde seus primeiros trabalhos. Exemplo que se torna popular é a concepção de figurino para o videoclipe e performances Clara Poltergeist, iniciativa musical e estética de Fausto Fawcett (1957). Na televisão, cria o conceito e os figurinos dos primeiros vjs (video jockeys), apresentadores de videoclipes que se caracterizam por suas personas específicas, na programação da emissora MTV.

Além de figurinos, realiza direção e direção de arte para videoclipes, shows, teatro, publicidade e longas-metragens. É premiada em duas ocasiões: melhor direção de arte no Festival de Cinema de Brasília de 1995, por Mil e Uma, dirigido por Suzana Moraes (1940-2015), e Prêmio Zilka Sallaberry de melhor cenário de teatro infantil, em 2009, pela peça A Mulher que Matou os Peixes e Outros Bichos, encenada no Rio de Janeiro. 

Após oito anos de pesquisa visual, publica pela Editora Cosac & Naify, Meninas do Brasil (2002). Para este trabalho coleta em bailes funks cariocas a indumentária das moças que registra em mil fotografias feitas com uma câmera fotográfica portátil de baixo custo. Além das 300 imagens selecionadas para o livro, duas mostras apresentam esse trabalho, na Pinacoteca (SP) e no SãoPaulo Fashion Week em 2002. Outra mostra de destaque é Netos, realizada na Estação Clínicas do Metrô em 2005. Nela, a fotógrafa apresenta netos e bisnetos de imigrantes de descendências variadas, entre 14 e 24 anos, moradores de São Paulo. Eles são retratados em galerias, concertos musicais, eventos, festas e em seus bairros. Utiliza um modelo de câmera semelhante às do final do século XIX – época do intenso fluxo migratório – e apresenta 50 fotos em escala maior, com 2 metros de altura por 0,85 centímetros de largura. Em São Paulo, expõe ainda na 5a Mostra Internacional de Fotografia (2001), na exposição de moda Fashion Passion, na OCA (2005), e na mostra Bailes do Brasil, no Solar da Marquesa de Santos (2015). 

Realiza curadorias de exposições como as do fotógrafo francês Pierre Verger (1902-1996) no Fashion Rio de 2009, da estilista brasileira Zuzu Angel (1921-1976), em 2011, e a mostra sobre a produção de Sergio Rodrigues (1927-2014), em 2012. Após esse evento, organiza e ajuda a criar a Fundação Sergio Rodrigues, no Rio de Janeiro, sendo parte do conselho curador. É uma das curadoras da mostra Ser Estar – Sergio Rodrigues (2018) no Itaú Cultural, em São Paulo.

Mari Stockler transita entre as diferentes possibilidade de criação das artes visuais - desde o registro fotográfico que busca captar modos de vida, até a contribuição para compor outros universos e personas das artes como videoclipes e figurinos.

Espetáculos 2

Abrir módulo

Exposições 2

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 3

Abrir módulo
  • EICHBAUER, Hélio. [Currículo]. Enviado pelo artista em: 24 abr. 2011.
  • Programa do Espetáculo - O Império das Meias Verdades - 1993.
  • WEISS, Ana. As Meninas. Folha de S.Paulo, São Paulo, 16 jul. 2012. Ilustrada. Disponível em: < https://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1607200216.htm >. Acesso em: 10 jun. 2018.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: