Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Felipe Barbosa

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 05.08.2021
04.01.1978 Brasil / Rio de Janeiro / Niterói
Reprodução fotográfica Sérgio Guerini/Itaú Cultural

Fractal, 2005
Felipe Barbosa
Bolas de futebol
187,00 cm x 308,00 cm

Felipe do Nascimento Barbosa (Niterói, Rio de Janeiro, 1978). Artista visual. Cursa bacharelado em pintura de 1996 a 2001, na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ/EBA, e entre 2000 e 2001, recebe orientação de Carlos Zilio (1944) através de bolsa de iniciação científica financiada pelo CNPq, na mesma instituição...

Texto

Abrir módulo

Felipe do Nascimento Barbosa (Niterói, Rio de Janeiro, 1978). Artista visual. Cursa bacharelado em pintura de 1996 a 2001, na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ/EBA, e entre 2000 e 2001, recebe orientação de Carlos Zilio (1944) através de bolsa de iniciação científica financiada pelo CNPq, na mesma instituição. Paralelamente, entre 1996 e 1998, freqüenta cursos na Escola de Artes Visuais do Parque Lage - EAV/Parque, atelier livre de gravura em metal no Museu do Ingá, Niterói, e curso de desenho com Charles Watson. Recebe bolsa do programa de intercâmbio Taller Exposición de Pintura Iberoamericana, da Comunidade de Madrid, Espanha, em 2001, e a bolsa Cite Internacionale des Arts, da França, pela participação no Programa Rumos Artes Visuais 2001/2003. Em seus trabalhos, utiliza objetos diversos encontrados no cotidiano, como palitos de fósforo, tampas de garrafas de refrigerante e bilhetes de metrô. A partir da junção deles, cria composições e formas estruturadas. Realiza intervenções urbanas com o grupo Atrocidades Maravilhosas, e participa, com a artista Rosana Ricalde (1971), das três edições do Prêmio Interferências Urbanas, no Rio de Janeiro, em 2000 e 2001. Faz mestrado em Linguagens Visuais na UFRJ/EBA, de 2003 a 2004.

Obras 5

Abrir módulo
Reprodução fotográfica Sérgio Guerini

Bola

Couro de bolas de futebol costuradas
Reprodução fotográfica Sérgio Guerini/Itaú Cultural

Fractal

Bolas de futebol
Registro fotográfico Sérgio Guerini

Panda

Estalinhos e bicho de pelúcia

Exposições 101

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 5

Abrir módulo
  • Baró Galeria. Disponível em: . Acesso em: 21 jun. 2011. Não catalogado
  • RUMOS ITAÚ CULTURAL ARTES VISUAIS. Rumos da nova arte contemporânea brasileira. Curadoria Cristina Freire et al. São Paulo, SP: Itaú Cultural, 2002. (Rumos Itaú Cultural Artes Visuais).
  • RUMOS ITAÚ CULTURAL ARTES VISUAIS. Sobre(A)ssaltos. Curadoria Marisa Flórido Cesar et al. São Paulo, SP: Itaú Cultural, 2002. (Rumos Itaú Cultural Artes Visuais).
  • RUMOS ITAÚ CULTURAL ARTES VISUAIS. Vertentes da produção contemporânea: arte: sistema e redes; poéticas da atitude; o transitório e o precário; entre o mundo e o sujeito. Curadoria Cristina Freire, Jailton Moreira, Moacir dos Anjos. São Paulo: Itaú Cultural, 2002. (Rumos Itaú Cultural Artes Visuais).
  • VENTO Contentamento: Felipe Barbosa e Rosana Ricalde. Rio de Janeiro: Galeria de Arte UFF, 2001. [24] p.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: