Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Aluizio Arcela

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 18.03.2016
11.02.1948 Brasil / Paraíba / João Pessoa
Registro fotográfico Sérgio Guerini/Itaú Cultural

Notas são Cores, 2005
Aluizio Arcela

Aluizio Arcela Júnior(João Pessoa, Paraíba, 1948). Artista visual e músico. Gradua-se em engenharia elétrica em 1974, torna-se mestre em 1977 também em engenharia elétrica e doutora-se em 1984 em informática, sempre na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ). Suas pesquisas de mestrado e doutorado tratam de aspectos sonoros, ...

Texto

Abrir módulo

Biografia
Aluizio Arcela Júnior(João Pessoa, Paraíba, 1948). Artista visual e músico. Gradua-se em engenharia elétrica em 1974, torna-se mestre em 1977 também em engenharia elétrica e doutora-se em 1984 em informática, sempre na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ). Suas pesquisas de mestrado e doutorado tratam de aspectos sonoros, matemática e computação, temas que se aprofundam na síntese de som e intervalo musical.

Desde 1984 atua como professor da Universidade de Brasília (UnB), dedicando-se ao ensino de ciência da computação e música. Na UnB, em 1985, cria o Laboratório de Processamento Espectral, no Departamento de Ciência da Computação. É um dos responsáveis pela instalação do programa de pós-graduação em arte e tecnologia da imagem, no Instituto de Artes da UnB, em 1994.

Sua atuação artística tem início em audiovisual, com Ballet de Lessajous (1974). Desde então dedica-se à relação som e imagem, em vídeos e música computacional. Integra o grupo Infoestética que organiza exposições em 1989 e 1991. Também fazem parte do grupo Suzete Venturelli (1956) e Bia Medeiros (1955). Com Luz, Geometria e Som (1994), cria uma de suas séries mais conhecidas, aliando sons e imagens sintéticas, gerados por softwares desenvolvidos pelo artista.

Análise da Trajetória
Aluizio Arcela faz música e imagens a partir de códigos. O meio para uma e para outras é o computador, que processa os códigos em construções sonoras de instrumentos e timbres de síntese numérica, com orientação melódica da música eletroacústica. Alia a esta estrutura a geração de imagens sintéticas, de inspiração abstrata geométrica, em composições coloridas e nitidamente modeladas por base matemática. Os efeitos nas imagens, quando atualizadas, remetem a animações construídas em tempo real, sem a existência do quadro a quadro. Arte computacional, em seu sentido estrito.

A formação em engenharia com doutorado em informática marca sua produção artística, cuja matéria prima é a matemática, transformada poeticamente em sonoridades e imagens que não perdem seu referente, o próprio código. De Tipofonia I (1980)  a Sinfonia Piloto (2010), Arcela marca seu trabalho pela sonoridade específica e intensa pesquisa dos intervalos no espaço-tempo.

O processo artístico proporciona ao autor a possibilidade de se tornar híbrido nos campos da informática, da música, seu foco artístico principal, e das artes visuais, com a qual mantém uma relação próxima. Expõe seus trabalhos com frequência no Brasil. De sua produção ressaltam-se 15 programas de computador, responsáveis por sua obra singular.

Obras 1

Abrir módulo

Exposições 2

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 3

Abrir módulo
  • ARCELA, Aluizio [currículo]. Plataforma Lattes. Disponível em: < http://lattes.cnpq.br/0834002505061653 >. Acesso em: 10 jun. 2015.
  • ARCELA, Aluizio. A Linguagem SOM-A para Síntese Aditiva. In: Anais do 1o simpósio brasileiro de computação e música, Caxambu, Sociedade Brasileira de Computação (SBC), 1994.
  • ARCELA, Aluizio. Um tipo de contraponto existente no espaço-tempo intervalar. Revista Música Hodie, Goiânia, v.14, n.1, p. 49-65, 2014.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: