Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Luiz Paulo Lima

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 10.09.2024
17.11.1955 Brasil / Rio Grande do Sul / Porto Alegre

Agostinho da Mota, Trabalhador Escravo da Fazenda Marca Quatro, Águas Claras MS, 1995
Luiz Paulo Lima
Matriz-negativo

Luiz Paulo Pires Lima (Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 1955). Fotógrafo. Estuda história na Potifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), graduando-se em 1984. Entre 1976 e 1983, é coordenador e professor do Departamento de Fotografia do Museu Lasar Segall,  em parceria com Clóvis Loureiro (1958), em São Paulo, instituição para a qual ...

Texto

Abrir módulo

Luiz Paulo Pires Lima (Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 1955). Fotógrafo. Estuda história na Potifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), graduando-se em 1984. Entre 1976 e 1983, é coordenador e professor do Departamento de Fotografia do Museu Lasar Segall,  em parceria com Clóvis Loureiro (1958), em São Paulo, instituição para a qual realiza ainda diversos trabalhos de curadoria. Entre 1984 e 1986, é coordenador do Departamento de Imagem do Centro Cultural São Paulo (CCSP), após o que volta à área de atuação do início de sua carreira: o fotojornalismo. Trabalha para o Jornal do Brasil, no Rio de Janeiro, entre 1986 e 1987; e, de volta a São Paulo, para a Folha de S.Paulo, as sucursais paulistas dos jornais cariocas, Jornal do Brasil e O Globo, antes de se fixar finalmente, em 1994, em O Estado de S. Paulo. Militante do movimento negro, direciona seu trabalho pessoal para a luta em prol da melhoria das condições de vida da população negra brasileira, constituindo uma obra profunda, humana e corajosa. Ganha o Grande Prêmio Líbero Badaró, em 1990, e os prêmios Waldimir Herzog de Direito Humanos, e Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança, em 1991.

Obras 12

Abrir módulo

Exposições 1

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 1

Abrir módulo
  • LIMA, Luiz Paulo. [Currículo]. Enviado pelo artista.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: