Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Música

Dom Pedro I

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 31.01.2024
12.10.1798 Portugal / Distrito de Lisboa / Lisboa
24.09.1834 Portugal / Distrito de Lisboa / Lisboa
Reprodução Fotográfica Horst Merkel

Cartas da Independência, 1822
Dom Pedro I
Coleção Brasiliana Itaú

Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon (Paço Real de Queluz, Portugal, 1798 - Paço Real de Queluz, Portugal, 1834). Chega ao Brasil em 1808, com a Família Real, que fugia do cerco do exército de Napoleão em Portugal. Aqui, é aluno do Côneg...

Texto

Abrir módulo

Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon (Paço Real de Queluz, Portugal, 1798 - Paço Real de Queluz, Portugal, 1834). Chega ao Brasil em 1808, com a Família Real, que fugia do cerco do exército de Napoleão em Portugal. Aqui, é aluno do Cônego Renato Boiret e do Padre Guilherme Tilbury. Quando D. João VI retorna a Portugal, em 1821, permanece no Brasil como Príncipe Regente. Em 1822, proclama a Independência do Brasil e torna-se o primeiro Imperador do país. No mesmo ano, compôs a música do Hino à Independência do Brasil, com letra de Evaristo da Veiga (1799-1837). Em 1824 outorga a primeira Constituição brasileira; entretanto, seu governo não levava em conta o Parlamento, autoritarismo que lhe causou desgaste político. Em 1831 abdica da coroa em favor do filho, D. Pedro II (1825-1891), e volta para Portugal. No ano seguinte assume a coroa portuguesa como D. Pedro IV. Em 1896 ocorre a publicação póstuma de Cartas do Imperador D. Pedro a Domitilla de Castro, Marquesa de Santos. Sua poesia é de estética árcade.

Obras 2

Abrir módulo
Reprodução fotográfica Autoria desconhecida

Dom Pedro I

Óleo sobre tela

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: