Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Literatura

Evaristo da Veiga

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
08.10.1799 Brasil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
12.06.1837 Brasil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Evaristo Ferreira da Veiga (Rio de Janeiro RJ 1799 - idem 1837). Cria, entre 1811 e 1813, um caderno de poemas, no Rio de Janeiro. Em 1922 compõe o Hino Constitucional Brasiliense (Hino da Independência), musicado por D. Pedro I, e o Hino Marcial, ambos com fortes inspirações patrióticas. No ano seguinte, inaugura uma livraria na Rua da Quitanda...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Evaristo Ferreira da Veiga (Rio de Janeiro RJ 1799 - idem 1837). Cria, entre 1811 e 1813, um caderno de poemas, no Rio de Janeiro. Em 1922 compõe o Hino Constitucional Brasiliense (Hino da Independência), musicado por D. Pedro I, e o Hino Marcial, ambos com fortes inspirações patrióticas. No ano seguinte, inaugura uma livraria na Rua da Quitanda, onde publica seus primeiros versos e hinos. Entre 1827 e 1835 é editor do jornal A Aurora Fluminense, de oposição ao governo, difusor de idéias constitucionalistas e liberais. De 1830 a 1837 é deputado por Minas Gerais em três mandatos; fez oposição ao governo dos Andradas e apoiou a nomeação de Diogo Feijó como ministro da Justiça, indicado pelo Partido Liberal. Membro-fundador da Sociedade Defensora da Liberdade e da Independência Nacional, associação política liberal de forte influência na I Regência, precursora do Partido Moderado. Evaristo da Veiga é um dos primeiros jornalistas brasileiros. Poeta árcade, em sua obra o patriotismo desempenha papel fundamental, mas o humorismo e a sátira por vezes aparecem em seus poemas.

Fontes de pesquisa 1

Abrir módulo
  • MARCONDES, Marcos Antônio. Enciclopédia da música brasileira: erudita, folclórica e popular. 2. ed., rev. ampl. São Paulo: Art Editora, 1998. R780.981 M321e 2.ed.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: