Cyro dos Anjos
Texto
Biografia
Cyro Versiani dos Anjos (Montes Claros, Minas Gerais, 1906 - Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1994). Cronista, romancista, ensaísta, memorialista, jornalista e professor. Realiza seus estudos primários e secundários na cidade natal. Muda-se com a família para a capital Belo Horizonte, em 1923, onde, nove anos depois, em 1932, obtém o diploma em direito pela Faculdade Livre de Direito de Minas Gerais (integrada em 1949 à UFMG).
Paralelamente ao curso de graduação, atua na imprensa mineira publicando textos em jornais como Diário do Comércio, Diário da Manhã, Diário da Tarde, Estado de Minas e A Tribuna. Ainda no mesmo período, ingressa na carreira de servidor público do mesmo estado, ocupando posteriormente cargos de oficial de gabinete do governador e também da Secretaria de Finanças, além de diretor da imprensa oficial.
Em 1933, no jornal A Tribuna, publica na forma de crônicas trechos do que mais tarde seria seu primeiro romance, O Amanuense Belmiro, de 1937. Em 1945, publica seu segundo romance, Abdias, e inicia atuação como professor, lecionando literatura portuguesa na Faculdade de Filosofia de Minas Gerais, instituição da qual é um dos fundadores. Nas décadas seguintes, ministra aulas também em universidades no México, em Portugal, em Brasília e no Rio de Janeiro, cidade na qual passa a residir de forma definitiva a partir 1976.
Análise
O crítico Alcir Pécora, ao escrever sobre O Amanuense Belmiro, o define como “um dos livros mais incomuns da moderna literatura brasileira”. A singularidade do romance, segundo o crítico, reside na confluência dos gêneros literários que compõem e estruturam a obra, que tem como “seu efeito mais notável” justamente “um insolúvel de gêneros dentro de gêneros bem conhecidos como o romance, o diário e o memorial”.1
Essa mesma oscilação pode ser observada em Abdias, também amparado numa estrutura de diário, que registra os acontecimentos do presente; e de memorial, que serve para a evocação e a preservação do passado. Ao optar pela narrativa em primeira pessoa, Cyro dos Anjos incorre muitas vezes num registro lírico de impressões e sentimentos, bem como em reflexões de caráter filosófico que surgem a partir de temas cotidianos e às vezes banais. Segundo o crítico Reinaldo Marques, essa opção pela narrativa em primeira pessoa “relativiza a verdade do universo romanesco, apreendido de um ponto de vista marcadamente subjetivo, em contraponto à perspectiva mais distanciada e objetiva do narrador em terceira pessoa, com seu poder de onisciência”.2 Tais aspectos da narrativa o relacionam a Machado de Assis (1939-1908), especialmente em seus narradores de Dom Casmurro e Memorial de Ayres.
Estilisticamente, a obra se destaca por sua sobriedade e concisão, destoando das experimentações mais radicais da narrativa modernista que a precede. Não por acaso, o moderno autor mineiro é muitas vezes relacionado, no que diz respeito ao trato com a língua, não aos modernistas imediatamente anteriores, mas ao próprio Machado, que teria sido uma das suas grandes influências e um dos seus grandes modelos.
Notas
1 PÉCORA, Alcir. Um romance reticente. In: ANJOS, Cyro dos. O amanuense Belmiro. São Paulo: Globo, 2006.
2 MARQUES, Reinaldo. Um mundo suspenso. In: ANJOS, Cyro dos. Abdias. São Paulo: Globo, 2008.
Obras 1
Espetáculos 1
-
10/9/1960 - 13/9/1960
Fontes de pesquisa 6
- ANJOS, Cyro dos. Abdias. São Paulo: Globo, 2008.
- ANJOS, Cyro dos. O amanuense Belmiro. São Paulo: Editora Globo, 2006.
- ANJOS, Cyro dos. Poemas coronários. São Paulo: Globo, 2009.
- MARQUES, Reinaldo. Um mundo suspenso. In: ANJOS, Cyro dos. Abdias. São Paulo: Globo, 2008.
- MILANESI, Vera Márcia Paráboli. Cyro dos anjos: memória e história. São Paulo: Arte & Ciência, 1997.
- PÉCORA, Alcir. Um romance reticente. In: ANJOS, Cyro dos. O amanuense Belmiro. São Paulo: Globo, 2006.
Como citar
Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:
-
CYRO dos Anjos.
In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2025.
Disponível em: https://front.master.enciclopedia-ic.org/pessoa21224/cyro-dos-anjos. Acesso em: 03 de maio de 2025.
Verbete da Enciclopédia.
ISBN: 978-85-7979-060-7