Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Claudia Jaguaribe

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 07.02.2024
12.10.1955 Brasil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Foto de Autoria desconhecida

Retrato de Claudia Jaguaribe, s.d.

Claudia Jaguaribe Gomes de Mattos (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1955). Fotógrafa e artista plástica. O empenho em explorar os limites da fotografia é a marca de sua obra, que transita entre a fotografia convencional, feita nas ruas ou em estúdio, e a experimentação, com elementos de cinema, vídeo, computação gráfica e mídias em geral.

Texto

Abrir módulo

Claudia Jaguaribe Gomes de Mattos (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1955). Fotógrafa e artista plástica. O empenho em explorar os limites da fotografia é a marca de sua obra, que transita entre a fotografia convencional, feita nas ruas ou em estúdio, e a experimentação, com elementos de cinema, vídeo, computação gráfica e mídias em geral.

Depois de formar-se em história da arte pela Boston University, Estados Unidos, coordena os cursos de artes plásticas e fotografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), de 1979 a 1981; do setor de fotografia da Fundação Rio Arte, de 1981 a 1984; e da Casa de Cultura Laura Alvim, de 1984 a 1986.

Além das atividades didáticas, produz fotografias de moda e publicidade para diferentes jornais, como Folha de S.Paulo, O Globo, Jornal do Brasil, The Harvard Magazine, e revistas, como Veja, Exame, Playboy, Vogue e Marie Claire. A partir da primeira exposição individual, em 1982, passa a expor regularmente em diversas cidades brasileiras e no exterior.

Suas imagens estão enraizadas na experiência contemporânea. Exemplos disso são: o ritmo das cidades, em Cidades (1993); o movimento das coisas e dos corpos, em O Corpo da Cidade (2000); personagens, em Retratos Anônimos (1996); espaços de trânsito, em Aeroporto (2002); e espaços de reclusão, em Carandiru (2003). Não se trata de documentar o presente, mas de lançar uma reflexão sobre ele a partir de imagens que se declaram construções, artefatos.

A tentativa de romper com o travo naturalista que ronda a documentação aparece em todos os trabalhos, mesmo naqueles realizados com franco intuito documental, como a obra Atletas, registro dos Jogos Olímpicos de 1996, uma das poucas realizadas em preto e branco. A saturação de cores, a luz estourada, o movimento a desfazer permanentemente a figura, os jogos de espelhos e superposição de imagens são alguns dos recursos empregados pela fotógrafa nessa direção.

Com a escritora Beatriz Jaguaribe, Claudia produz a fotonovela Quem Você Pensa que Ela é? (1995) e, com o romancista Luiz Alfredo García-Roza (1936), o livro Rio de Janeiro (2006). Seus trabalhos mais recentes articulam fotografia e vídeo, como ocorre no projeto Foto em Movimento, contemplado com o Prêmio Sérgio Motta de Arte e Tecnologia, em 2003. A fotografia e o vídeo juntam-se à internet no projeto interativo Você Tem Medo de Quê? (2006).

Ao utilizar-se progressivamente da câmera em movimento e da articulação entre diversas linguagens, Cláudia cria projetos interativos e, neles, faz da fotografia um instrumento privilegiado de construção da obra.

Obras 36

Abrir módulo
Reprodução fotográfica do artista

A Escada

Matriz-negativo
Reprodução fotográfica do artista

A Mata

Painel composto por 15 duratrans
Reprodução fotográfica do artista

A Neblina

Cópia metalizada
Reprodução fotográfica do artista

Arpoador

Matriz-negativo
Foto da artista

Conversadeiras - Banco A

Bancos escultóricos com estrutura de metal e concreto, revestido com azulejos de 20x20cm impressos e queimados

Exposições 96

Abrir módulo

Mídias (1)

Abrir módulo
Claudia Jaguaribe - Série Encontra - Arte 1 (2019)
A fotógrafa Claudia Jaguaribe fala de seu olhar sobre São Paulo, do vínculo com o Rio de Janeiro, da experiência com a serigrafia e da importância da fotografia em sua forma de enxergar o mundo.

A Enciclopédia Itaú Cultural apresenta a série Encontra, produzida pelo canal Arte 1. Em um bate-papo com Gisele Kato, o público é convidado a entrar nas casas e ateliês dos artistas, conhecendo um pouco mais sobre os bastidores de suas produções.

Créditos
Presidente: Milú Villela
Diretor-superintendente: Eduardo Saron
Superintendente administrativo: Sérgio Miyazaki
Núcleo de Enciclopédia
Gerente: Tânia Rodrigues
Coordenação: Glaucy Tudda
Núcleo de Audiovisual e Literatura
Gerente: Claudiney Ferreira
Coordenação: Kety Nassar
Arte 1
Direção: Gisele Kato/ Ricardo Sêco
Produção: Yuri Teixeira
Edição: Patrícia Sato

Fontes de pesquisa 10

Abrir módulo
  • CABRAL, Gabriel. Envio de materiais da artista Claudia Jaguaribe [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por enciclopedia@itaucultural.org.br em 28 nov. 2023.
  • CARBONCINI, Anna (coord.). Coleção Pirelli/MASP de Fotografias: v. 4. Versão em inglês Kevin M. Benson Mundy. São Paulo: MASP, 1994.
  • FERNANDES JUNIOR, Rubens. Revista IrisFoto, março de 1990.
  • GONÇALVES, Marcos Augusto. Jaguaribe expõe seres híbridos. Folha S. Paulo. São Paulo, 10 nov 1997. Ilustrada, p. 10.
  • JAGUARIBE, Claudia. Atletas do Brasil. Rio de Janeiro, Sextante Artes, 1999.
  • JAGUARIBE, Claudia. Cidades. São Paulo, Companhia das Letras, 1993.
  • JAGUARIBE, Claudia. [Currículo]. Enviado pela artista em: 19 nov. 1997.
  • MAGALHÃES, Ângela & PEREGRINO, Nadja Fonseca. Fotografia no Brasil. Um olhar das origens ao contemporâneo. Rio de Janeiro, Funarte, 2004.
  • PERSICHETTI, Simonetta. Cláudia Jaguaribe esculpe a imagem. O Estado de S. Paulo, São Paulo, s.d.
  • PERSICHETTI, Simonetta. Imagens da fotografia brasileira. São Paulo: Estação Liberdade, 1997.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: