Pelo Bilro e pelo Espinho
![Pelo bilro e pelo espinho, 2020 [Obra]](http://d3swacfcujrr1g.cloudfront.net/img/uploads/2024/07/2845_641676.jpg)
Pelo Bilro e pelo Espinho, 2020
Jucelia Silva
Texto
Jucélia Silva utiliza em sua ação performática uma técnica manual tradicional do Nordeste brasileiro: a arte de fazer renda com bilro. Trata-se de um alfinete feito a partir do espinho do mandacaru, uma planta nativa da região do semiárido do Nordeste, fixado em uma almofada que serve de base para tecer os fios presos ao bilro. Na performance, registrada em vídeo, a artista se senta em uma cadeira, e duas mulheres tecem fios com bilros sobre sua cabeça. O instrumento, usado originalmente pelas rendeiras, dessa vez aparece de modo inusitado: o espinho é colocado de modo invertido, fazendo que suas pontas apareçam sobre a renda. No final da tecelagem, a trama envolve completamente a cabeça da artista, conferindo um efeito visual e simbólico à apresentação.
Fontes de pesquisa 1
- ITAÚ CULTURAL. Jogo das Artes: diálogos e conexões com as artes/desenvolvido em parceria com Estrela Cultural. São Paulo: Itaú Cultural, 2023. 116 p.
Como citar
Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:
-
PELO Bilro e pelo Espinho.
In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2025.
Disponível em: https://front.master.enciclopedia-ic.org/obra2845/pelo-bilro-e-pelo-espinho. Acesso em: 03 de maio de 2025.
Verbete da Enciclopédia.
ISBN: 978-85-7979-060-7