Ocupação Vladimir Herzog

Capa da publicação Ocupação Vladimir Herzog, 2019
Texto
Aberta ao público em outubro de 2019, a 46ª Ocupação Itaú Cultural homenageia o jornalista Vladimir Herzog (1937-1975). A exposição conta com imagens, depoimentos de amigos e trechos de reportagens que exibem a trajetória do também conhecido pelo nome de nascimento, Vlado.
Cartas trocadas com cineastas e recortes do filme Marimbás (1963), dirigido por Herzog, apresentam sua caminhada pelo audiovisual. Além disso, a mostra desvenda seu apreço pela fotografia, com a exibição de uma série de fotos autorais inéditas de sua vida familiar e viagens. Matérias e reportagens produzidas pelo homenageado completam a ocupação e celebram o legado de Vladimir Herzog.
Ficha Técnica
Luis Ludmer
Expografia
Thereza Faria
Artista homenageada / Artista homenageado
Vladimir Herzog
Mídias (1)
Na mostra, realizada em parceria com o Instituto Vladimir Herzog (IVH), o público é convidado a conhecer a trajetória jornalística de Vlado e suas realizações no campo do audiovisual – uma de suas atividades prediletas. Fotografias, reportagens e depoimentos recriam a vida de Herzog, hoje considerado personagem icônico da narrativa historiográfica do Brasil e de sua construção democrática.
Links relacionados 1
Fontes de pesquisa 1
- ITAÚ CULTURAL (Org.). Ocupação Vladimir Herzog. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. 68 p. Disponível em: https://issuu.com/itaucultural/docs/publicacao_ocupacaovladimirherzog. Acesso em: 2 out. 2023.
Como citar
Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:
-
OCUPAÇÃO Vladimir Herzog.
In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2025.
Disponível em: https://front.master.enciclopedia-ic.org/evento645768/ocupacao-vladimir-herzog. Acesso em: 04 de maio de 2025.
Verbete da Enciclopédia.
ISBN: 978-85-7979-060-7