Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Teatro

Bailei na Curva

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 28.01.2016
01.10.1983 Brasil / Rio Grande do Sul / Porto Alegre – Teatro do Ipe
O espetáculo, com roteiro do diretor Júlio Conte, desenvolvido pelo elenco do Grupo Jeito que Dá, mostra a trajetória de sete crianças, com ênfase nos desdobramentos do golpe militar de 1964 na vida de cada uma delas até o início dos anos 1980.

Texto

Abrir módulo

Histórico

O espetáculo, com roteiro do diretor Júlio Conte, desenvolvido pelo elenco do Grupo Jeito que Dá, mostra a trajetória de sete crianças, com ênfase nos desdobramentos do golpe militar de 1964 na vida de cada uma delas até o início dos anos 1980.

Depois da primeira montagem do Grupo do Jeito que Dá, Não Pensa Muito que Dói, em 1982,  Bailei na Curva reúne, no ano seguinte, um coletivo de atores formados, em sua maioria, pelo Departamento de Arte Dramática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - DAD/UFRGS. A encenação é simples: no palco nu, usando apenas cadeiras, o elenco compõe cenas do cotidiano dos personagens. A vida familiar, a escola, os relacionamentos amorosos e o ambiente político são revelados com humor, mas reconstruindo criticamente a história de décadas de silêncio.

Para Fernando Peixoto (1937-2012), "teatro-testemunho é geralmente chato e pesado, texto coletivo é geralmente esquemático e simplificado, grupo de jovens que partem para a materialização cênica de experiências pessoais é freqüentemente ingênuo e limitado enquanto confronto com a realidade objetiva. Bailei na Curva é o contrário: uma experiência de escrita cênica que impressiona pelo humor e pela agilidade vital e dinâmica, recusando modelos simplificadores e aprofundando as contradições, numa análise de vida cotidiana marcada pela vitória incontestável em assegurar uma tensa e produtiva relação dialética entre o particular e o geral".1

O desempenho do grupo e a agilidade da encenação despertam o entusiasmo do crítico Cláudio Heemann (1930-1999): "Alerta na observação realista, simpática na caricatura cômica, precisa no retrato dos costumes, autêntica linguagem coloquial, Bailei na Curva vale tanto como texto quanto como interpretação e encenação. Aliás, parece congregar de modo indissolúvel esses três aspectos. O espetáculo brota com facilidade de uma movimentação bem desenhada e ritmada. O acerto dos diálogos encontra correspondência na vitalidade e adequação dos atores".2

A primeira montagem de Bailei na Curva fica em temporada por quase três anos, percorre 51 cidades - entre elas seis capitais -, com público de aproximadamente 250 mil pessoas. Recebe o Prêmio Especial do Júri - Troféu Açorianos, concedido pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre. A música-tema do espetáculo, Horizontes, de Flávio Bicca Rocha, torna-se sucesso nas rádios. Com o reconhecimento nacional da peça, o texto é encenado por outros grupos de teatro em diversas cidades do Brasil.

A peça, com elenco original, reestreia nas comemorações dos dez anos de reabertura do Theatro São Pedro, em Porto Alegre, em agosto de 1994. Em 2001, o diretor reencena Bailei na Curva com novo elenco e depois realiza sucessivas temporadas. Comemora a milésima apresentação em 2005, e tem público estimado em 600 mil pessoas até 2008.

Notas
1 PEIXOTO, Fernando. Agora o golpe bailou na curva. In: CONTE, Júlio. Bailei na Curva. 2.ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1994, p. 9 (série Vamos Fazer Teatro; 4).

2 HEEMANN, Claudio. Zero Hora, Porto Alegre, 03 out. 1983.

 

Ficha Técnica

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 2

Abrir módulo
  • CONTE, Júlio. Bailei na curva. 2.ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1994. 168 p. (série Vamos Fazer Teatro; 4).
  • HEEMANN, Cláudio. Doze anos na primeira fila. Porto Alegre: Editora Alcance, 2006.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: