Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Pastel

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 01.03.2017
Tipo de lápis de cor, criado no século XV e fabricado em forma de pequenos cilindros, a partir de uma mistura de pigmentos com cola e goma-arábica. É usado para desenhar e pintar, normalmente em papel de tom neutro, e exige o uso de um fixador ou de uma proteção de vidro para manter seus pigmentos secos presos ao suporte em que foi aplicado. É c...

Texto

Abrir módulo

Definição

Tipo de lápis de cor, criado no século XV e fabricado em forma de pequenos cilindros, a partir de uma mistura de pigmentos com cola e goma-arábica. É usado para desenhar e pintar, normalmente em papel de tom neutro, e exige o uso de um fixador ou de uma proteção de vidro para manter seus pigmentos secos presos ao suporte em que foi aplicado. É considerado o mais opaco de todos os materiais usados nas artes visuais e teve grande importância na realização de retratos, durante o século XVIII, na Europa. Odilon Redon (1840-1916), e sobretudo o artista Edgar Degas (1834-1917), deram ao pastel um novo estatuto, já que até então ele se limitara ao uso por amadores e diletantes e artistas de pouco prestígio. O termo também é usado para nomear a técnica e o tipo de pintura feita com esse material.

Fontes de pesquisa 4

Abrir módulo
  • A INVENÇÃO da Pintura. Direção Pierre Marchand. São Paulo: Melhoramentos, 1994.
  • CHILVERS, Ian (org.). Dicionário Oxford de arte. Tradução Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
  • LUCIE-SMITH, Edward. Dicionário de Termos de Arte. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1990.
  • MARCONDES, Luiz Fernando. Dicionário de Termos Artísticos. Rio de Janeiro: Rio, 1998.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: