Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Relevo

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 17.07.2018
Termo relacionado à escultura para designar as obras que são projetadas a partir de um fundo ou uma superfície plana e não esculpidas de forma independente no espaço. Os escultores desenvolveram maneiras de revelar ao espectador os lados não vistos dos objetos que criavam nessas superfícies. Por exemplo, tentavam representar a rotação de um corp...

Texto

Abrir módulo

Definição

Termo relacionado à escultura para designar as obras que são projetadas a partir de um fundo ou uma superfície plana e não esculpidas de forma independente no espaço. Os escultores desenvolveram maneiras de revelar ao espectador os lados não vistos dos objetos que criavam nessas superfícies. Por exemplo, tentavam representar a rotação de um corpo a partir da colocação de uma série de figuras ao seu redor ou de sombras reais projetadas sobre o plano de fundo pelos elementos figurativos em relevo. Existem diferentes tipos de relevos classificados de acordo com o grau de projeção da escultura: o relevo gravado, no qual a escavação nunca excede o plano, o baixo-relevo, o medio-relevo e o alto-relevo.

Fontes de pesquisa 4

Abrir módulo
  • ARGAN, Giulio Carlo. História da arte italiana v.1: da antigüidade a duccio. Prefácio Lorenzo Mammì; tradução Wilma de Katinszky. São Paulo: Cosac & Naify, 2003. p. 472, il. p&b color.
  • CHILVERS, Ian (org.). Dicionário Oxford de arte. Tradução Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
  • KRAUSS, Rosalind E. Caminhos da escultura moderna. Apresentação Katia Canton; tradução Julio Fischer. São Paulo: Martins Fontes, 1999. 365 p., il. p&b.
  • MARCONDES, Luiz Fernando. Dicionário de termos artísticos. Rio de Janeiro: Rio, 1998. 381 p., il. p&b.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: