Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Gaetano Miani

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 27.04.2024
18.02.1920 Itália / Sicília / Troina
Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Jacas, Mangas, Cajus e Abacates, 1969
Gaetano Miani
Óleo sobre tela
100,00 cm x 90,00 cm

Gaetano Miani (Troina, Itália 1920). Pintor, desenhista, gravador, escultor e tapeceiro. Na Itália, estuda na Escola de Belas Artes de Palermo e de Milão, entre 1935 e 1942. A partir de 1947, vive entre Roma e São Paulo, lecionando pintura e desenho no Museu de Arte de São Paulo e na Fundação Armando Álvares Penteado. Nesse período, suas pesquis...

Texto

Abrir módulo

Gaetano Miani (Troina, Itália 1920). Pintor, desenhista, gravador, escultor e tapeceiro. Na Itália, estuda na Escola de Belas Artes de Palermo e de Milão, entre 1935 e 1942. A partir de 1947, vive entre Roma e São Paulo, lecionando pintura e desenho no Museu de Arte de São Paulo e na Fundação Armando Álvares Penteado. Nesse período, suas pesquisas em arte antiga contribuem para a descoberta de obras-primas que se encontram em museus e fundações norte-americanas. Entre 1947 e 1950, pinta o teto da igreja Nossa Senhora do Carmo de Campinas (abóbadas laterais e nave central) e, entre 1954 e 1960, executa vários painéis, destacando-se os do Palácio do Café/SP, Palácio da Fazenda/SP, Catedral de Taubaté e Matriz do Carmo de Campinas. Além dessas atividades, mantém galerias de arte - uma no Conjunto Nacional em São Paulo, de 1957 a 1964 e outra no Central Park, em Nova Iorque, Estados Unidos em 1979. Em 1980, pinta o retrato do papa João Paulo II. Neste mesmo ano, o Reitor da Igreja de Nossa Senhora do Carmo manda cobrir com tinta látex branca os seus afrescos. Em 1988, ganha retrospectiva de sua obra no Museu de Arte de São Paulo e, em 1989, na Associazione Culturale Arte e Collezionismo, em Roma, Itália.

Obras 3

Abrir módulo
Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Despertar

Óleo sobre tela

Exposições 16

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 4

Abrir módulo
  • DELL'ARCO, Maurizio Fagiolo. Gaetano Miani in search of the lost paradise. Pietro Maria Bardi. São Paulo, MASP, 1988.
  • DICIONÁRIO brasileiro de artistas plásticos. Organização Carlos Cavalcanti e Walmir Ayala. Brasília: Instituto Nacional do Livro, 1973-1980. 4v. (Dicionários especializados, 5).
  • GAETANO Miani: un itinerario barocco: Sicilia, Roma, Brasile. Apresentação de Salvatore Italia. Textos de Sérgio Rossi et al. Roma: ACOR-Associazione Culturale Arte e Collezionismo, 1989.
  • LEITE, José Roberto Teixeira. Dicionário crítico da pintura no Brasil. Rio de Janeiro: Artlivre, 1988.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: