Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Maria Adair

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 19.04.2024
1938 Brasil / Bahia / Itiruçu
Maria Adair (Itiruçu, Bahia, 1938). Pintora, gravadora, desenhista, muralista, artista intermídia e professora. Forma-se em desenho e plástica pela Escola de Belas Artes da UFBA em 1976. Em 1980 recebe bolsa de estudo da Fulbright/Laspau e estuda na Universidade de Pittsburgh e na Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, onde permanece até 1982...

Texto

Abrir módulo

Maria Adair (Itiruçu, Bahia, 1938). Pintora, gravadora, desenhista, muralista, artista intermídia e professora. Forma-se em desenho e plástica pela Escola de Belas Artes da UFBA em 1976. Em 1980 recebe bolsa de estudo da Fulbright/Laspau e estuda na Universidade de Pittsburgh e na Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, onde permanece até 1982 e participa de diversas exposições. Em 1983 leciona no departamento de história da arte e pintura, na Escola de Belas Artes da UFBA.  Em 1986 inaugura e coordena a Galeria do Aluno na Escola de Belas Artes da UFBA. No mesmo ano retorna aos Estados Unidos para dedicar-se à pesquisa Arte no Espaço Urbano por intermédio do Comitê Bahia. Por volta de 1993 abre o Atelier Maria Adair em Salvador.

Exposições 88

Abrir módulo

Exposições virtuais 1

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 3

Abrir módulo
  • ADAIR, Maria. Maria Adair : a grande trama. Tradução Richard O'Connell. Salvador : Época Galeria de Arte, 1986.
  • ARAÚJO, Emanoel (org.). A Mão afro-brasileira: significado da contribuição artística e histórica. São Paulo, SP: Tenenge, 1988.
  • POTTECHER, Judith (coord.), CORDULA, Cristina (coord.). Bahia à Paris: arts plastiques d'aujourd'hui. Tradução Marie-Pierre Mazéas. Salvador: Museu de Arte da Bahia, 1998.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: