Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Antonio Peticov

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 08.05.2018
02.07.1946 Brasil / São Paulo / Assis
Reprodução fotográfica autoria desconhecida

The Rescue, 1986
Antonio Peticov
Acrílica sobre tela
132,00 cm x 182,00 cm

Antonio Peticov (Assis, São Paulo, 1946). Desenhista, gravador, escultor e pintor. Com produção diversificada, Peticov trabalha com pintura, desenho, gravura, escultura e ilustração. Faz instalações como Balli Ballet (1982), em Cloudwalk Farm, Connecticut, e The Big Ladder - Scala Cromatica (1983), para a New York Art Expo, nos Estados Unidos. A...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Antonio Peticov (Assis, São Paulo, 1946). Desenhista, gravador, escultor e pintor. Com produção diversificada, Peticov trabalha com pintura, desenho, gravura, escultura e ilustração. Faz instalações como Balli Ballet (1982), em Cloudwalk Farm, Connecticut, e The Big Ladder - Scala Cromatica (1983), para a New York Art Expo, nos Estados Unidos. Apresenta, em 1989, o Projeto Natura - Rio Pinheiros na 20ª Bienal Internacional de São Paulo, prevendo a plantação de várias espécies de árvores ao longo do rio Pinheiros, em São Paulo; e, em 1992, cria o Projeto Bosque Natura, para a Conferência da Organização das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, no Rio de Janeiro. Realiza, em 1990, o mural Momento Antropofágico com Oswald de Andrade, instalado na estação República do metrô de São Paulo, em homenagem ao centenário do escritor. Em 2003, é lançado o livro Trabalhos Escolhidos, juntamente com a exposição no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - Masp. Em suas pinturas trabalha freqüentemente com séries temáticas como a Seção Áurea e Dia e Noite, utilizando conceitos da física e da matemática, relacionados ao espectro de cores e à luz.

Análise

Autodidata, Antonio Peticov estuda história da arte e os movimentos de vanguarda na segunda metade da década de 1960. Trabalha com pintura, escultura e instalações, apresentando uma produção diversificada. Em seus quadros, destacam-se os efeitos luminosos e a utilização de cores intensas. Neles, cria imagens oníricas alinhadas ao imaginário da publicidade.

Realiza, em 1990, o mural Momento Antropofágico com Oswald de Andrade, em homenagem ao centenário do escritor, instalado na estação República do metrô de São Paulo. O espectador ao situar-se em um ponto de vista frontal em relação ao mural, vê formas ondulantes na parte central. Ao posicionar-se em um ângulo de 45 graus, passa a perceber nessas formas um rosto. O artista emprega a anamorfose,1 e explora oposições como positivo e negativo, e horizontalidade e verticalidade. Peticov emprega freqüentemente conceitos matemáticos e também da física, relacionados ao espectro de cores e à luz, criando obras de cunho simbólico.

Notas

1. Deformação de uma imagem formada por um sistema óptico.

 

Obras 14

Abrir módulo
Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Celebration

Técnica-mista
Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Manhattan

Pintura
Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Mitocôndrio

Pintura
Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Sem Título

Técnica-mista

Exposições 90

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 10

Abrir módulo
  • ARTE no Brasil. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
  • IMAGINE: o planeta saúda o cometa. Fortaleza: Arte Galeria, 1986. il. p.b.
  • LEITE, José Roberto Teixeira. Dicionário crítico da pintura no Brasil. Rio de Janeiro: Artlivre, 1988.
  • PETICOV, Antonio. Antonio Peticov. Apresentação Forrest Myers. São Paulo: Galeria Montesanti Roesler, 1989. 32p., il. color.
  • PETICOV, Antonio. Antonio Peticov. São Paulo: Galeria Alberto Bonfiglioli, 1985. il. color., foto p.b.
  • PETICOV, Antonio. Antonio Peticov: bosque natura = natura forest. Rio de Janeiro: Rio Centro, 1992. il. p.b. color. [II Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, Rio de Janeiro, 1992].
  • PETICOV, Antonio. Antonio Peticov: pinturas. São Paulo: Montesanti Galleria, 1987. [24 p.], il. color.
  • PETICOV, Antonio. Antonio Peticov: projeto natura - Rio Pinheiros. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 1989. 37p. il. color., fot.
  • PETICOV, Antonio. Antonio Peticov: trabalhos escolhidos. São Paulo: Leide Moreira Marketing Cultural, 2003.
  • ZANINI, Walter (org.). História geral da arte no Brasil. São Paulo: Fundação Djalma Guimarães: Instituto Walther Moreira Salles, 1983. v. 1.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: