Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Literatura

Pero Vaz de Caminha

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 31.07.2024
1451 Portugal / Douro Litoral / Porto
15.12.1500 Índia / a definir / Calcutá
Pero Vaz de Caminha (Porto, Portugal ca.1451 -  Calicute, Índia 1500). Homem de armas e de letras da corte portuguesa, filho do mestre da balança da Casa da Moeda do Porto. Ainda jovem, torna-se cavaleiro da Casa Real. Sua capacidade como escrivão é certamente reconhecida, já que é encarregado, em 1497, de redigir decretos reais a serem apresent...

Texto

Abrir módulo

Pero Vaz de Caminha (Porto, Portugal ca.1451 -  Calicute, Índia 1500). Homem de armas e de letras da corte portuguesa, filho do mestre da balança da Casa da Moeda do Porto. Ainda jovem, torna-se cavaleiro da Casa Real. Sua capacidade como escrivão é certamente reconhecida, já que é encarregado, em 1497, de redigir decretos reais a serem apresentados às cortes. Em seguida, é nomeado escrivão oficial da Feitoria de Calicute, Índia, para onde parte na frota de Pedro Álvares Cabral  (ca. 1467 - 1520 ou 1526). Redige a Carta, datada de 1º de maio de 1500, e narra com espanto e bom humor os fatos desde 22 de abril, quando do mar a frota avista um porto seguro - a "certidão de nascimento" do Brasil. Caminha morre provavelmente no ano de 1500, em Calicute, em combate contra os mouros. A Carta permanece desconhecida do público até 1773, quando é descoberta na Torre do Tombo, em Lisboa, e é publicada pela primeira vez no Brasil em 1817, por iniciativa do padre Manuel Aires do Casal.

Exposições 4

Abrir módulo

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: