Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Bruno Moreschi

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 06.08.2024
1982 Brasil / São Paulo / São Paulo
Bruno Moreschi (Maringá, Paraná, 1982). Artista visual, pesquisador. Doutor em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com a tese Olhares mediados: aproximações empíricas e emancipadas em museus, defendida em 2019, seus trabalhos partem da necessidade e provocação de pensar as instituições artísticas e museológicas, por meio de r...

Texto

Abrir módulo

Bruno Moreschi (Maringá, Paraná, 1982). Artista visual, pesquisador. Doutor em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com a tese Olhares mediados: aproximações empíricas e emancipadas em museus, defendida em 2019, seus trabalhos partem da necessidade e provocação de pensar as instituições artísticas e museológicas, por meio de recursos tecnológicos como espaços de codificação e construção de  olhares críticos sobre a arte. 

Desta maneira, sua obra parte da investigação e a decodificação dos sistemas do universo e das instituições ligadas a arte, como no seu projeto Outra 33ª Bienal de São Paulo, feita para a mesma edição do evento, em 2018, denominada Afinidades Afetivas, e que tinha como objetivo, através do uso de inteligência artificial (IA), mapear e ampliar os conteúdos presentes no espaço expositivo da instituição, através da criação de imagens da Bienal por essas IAs, inclusão de depoimentos dos funcionários nas faixas de áudio-guias e na ampliação dos textos curatoriais que acompanham o evento e com isso, aprofundar o olhar para os bastidores dos sistemas e das relações sociais no universo das instituições ligadas à arte e a museologia ao explorar suas organizações internas e expô-las ao público junto com a obras de arte dispostas no espaço expositivo.

Obras 3

Abrir módulo

Exposições 41

Abrir módulo

Intervenções 1

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 4

Abrir módulo

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: