Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Katia Suzue

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 13.07.2023
20.04.1980 Brasil / São Paulo / São Paulo
Katia Suzue Melo (São Paulo, São Paulo, 1980). Artista visual, educadora. Atuante no graffiti desde 2005, a artista se dedica a registrar a ancestralidade e a presença feminina asiática, especialmente japonesa, no espaço urbano da capital paulista.

Texto

Abrir módulo

Katia Suzue Melo (São Paulo, São Paulo, 1980). Artista visual, educadora. Atuante no graffiti desde 2005, a artista se dedica a registrar a ancestralidade e a presença feminina asiática, especialmente japonesa, no espaço urbano da capital paulista.

Formada em educação artística em 2008 pela Faculdade de Guarulhos (SP), Katia Suzue atua tanto na produção de graffiti quanto na difusão através de formações da técnica em centros culturais, além de trabalhar para promover o graffiti entre mulheres em projetos que valorizam a presença feminina na arte de rua através das referências e inspirações que levaram essas artistas à arte urbana.

Katia Suzue inicia sua trajetória com a técnica chamada real vandal1, ligada à ilegalidade e na qual a artista pinta apenas letras estilizadas. Posteriormente, traz para suas obras a representação de sua ancestralidade oriental, através de figuras femininas com traços japoneses. Suas obras exploram as coisas e elementos da botânica, como flores rosas que se manifestam de maneira recorrente em seus trabalhos, e da fauna, com a presença também recorrente de borboletas e outros animais.

Além das figuras femininas, usa outros elementos identificados com a cultura japonesa em alguns trabalhos como máscaras folclóricas, personagens de desenhos animados e elementos botânicos típicos, como a flor de cerejeira.

Katia Suzue traz em seus trabalhos a presença da cultura japonesa, especialmente por meio de figuras femininas em encontro com elementos folclóricos em prol da valorização da presença dessa comunidade na cidade de São Paulo.

Nota
1.
Estilo ligado ao movimento hip-hop tem como característica a produção de bombs que se caracterizam como pinturas rápidas que trazem apenas o nome da artista e que tem como principal função a demarcação de território no espaço urbano.

Exposições 1

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 2

Abrir módulo

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: