Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Literatura

Carlos Sussekind

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 31.01.2024
17.09.1933 Brasil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
25.05.2021 Brasil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Carlos Sussekind de Mendonça Filho (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1933 - idem, 2021). Escritor e tradutor, neto do escritor e co-fundador da Academia Brasileira de Letras - ABL, Lúcio de Mendonça (1854-1909), e filho do biógrafo e ensaísta Carlos Sussekind de Mendonça (1899-1968). Após concluir seus estudos iniciais, ingressa na Faculdade Naci...

Texto

Abrir módulo

Carlos Sussekind de Mendonça Filho (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1933 - idem, 2021). Escritor e tradutor, neto do escritor e co-fundador da Academia Brasileira de Letras - ABL, Lúcio de Mendonça (1854-1909), e filho do biógrafo e ensaísta Carlos Sussekind de Mendonça (1899-1968). Após concluir seus estudos iniciais, ingressa na Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil - atual Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, em 1952, onde permanece por apenas dois anos. Seguindo a importante tradição de intelectuais na família, em 1960 lança seu primeiro romance, Os Ombros Altos, que, com o título Ombros Altos, desde as reedições de 1997 e 2003, passa a incluir trechos inéditos e ilustrações do próprio autor. Quinze anos separam este do segundo livro, Armadilha para Lamartine, baseado em diários redigidos pelo pai durante 30 anos, e por isso assinado por Carlos & Carlos Sussekind. Sua obra mescla ficção e autobiografia, e seus personagens misturam-se entre as histórias, inclusive nas obras posteriores. Que Pensam Vocês que Ele Fez surge depois de outro longo intervalo, em 1994, e retoma a personagem Lamartine M., do livro anterior. Entre suas traduções, que faz até o ano de 2004, constam principalmente textos de literatura infantil e juvenil. A partir de então, dedica-se exclusivamente à transcrição dos 30 anos de diários de seu pai.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: