Makely Ka
Texto
Biografia
Makely Oliveira Soares Gomes (Valença, Piauí, 1975). Compositor, cantor, poeta, produtor. Nasce em Valença, Piauí, muda-se para Barão de Cocais, município mineiro em que passa a infância. Deixa a cidade em 1991 para estudar e vai residir em Belo Horizonte, Mariana e Ouro Preto. Nesta localidade, estuda filosofia e se depara com uma efervescente cena cultural. Sua formação de músico autodidata é ampliada nos Festivais de Inverno de Ouro Preto, eventos que o põem em contato com artistas de renome nacional e internacional.
Em 1998, Makely Karetorna a Belo Horizonte e inicia a carreira artística como poeta e compositor. Reconhecido como importante agitador e produtor cultural da cidade, ele organiza, em 2002, o Reciclo Geral, projeto que revela diversos músicos mineiros. Desse evento nasce o CD coletivo A Outra Cidade, de 2003, com canções de sua autoria e dos parceiros Kristoff Silva e Pablo Castro. No mesmo ano, publica o livro de poemas Ego Excêntrico, edição acompanhada do CD Poemas de Ouvido. Com Maísa Moura, produz em 2006 o disco Danaide. Seu primeiro trabalho solo, o CD Autófago, é lançado no ano seguinte. Em 2009 ele apresenta uma versão acústica do disco em show realizado em Portugal.
Considerado por músicos e críticos como um dos melhores letristas de Belo Horizonte, Makely Ka tem canções gravadas por artistas como Titane, Julia Ribas, Flávio Henrique, Chico Saraiva, Alda Rezende, Aline Calixto e Kristoff Silva.
Comentário Crítico
A canção de Makely Ka é um meio de expressão das inquietações de um poeta e compositor que faz de sua obra um espaço de reflexão metalinguística sobre o lugar que o artista e a arte ocupam no mundo contemporâneo.
Interessado pelos movimentos artísticos de vanguarda do século XX, Makely Ka aproxima-se dos poetas concretistas e dos compositores tropicalistas em canções como Olhos da Nau, 2007, com parceria de Kristoff Silva, ao combinar palavras que têm em comum sons de consoantes e/ou de vogais: "Olhos de faca/Duas adagas/Ferem e afagam/Tristezas de fado". Influenciado por compositores como Noel Rosa, Tom Jobim, Torquato Neto, Tom Zé, Aldir Blanc, Itamar Assumpção e Arnaldo Antunes, Makely Ka demonstra sua versatilidade ao compor desde a lírica Monotonia Gris, do disco Danaide, até a pesada Punk de Boutique, do CD Autófago.
Em Autófago, ele investe na linguagem do rock, combinando a voz rascante com guitarras distorcidas e samples (amostras) de declarações de personalidades como o cineasta Glauber Rocha, na canção Cérebro na Cuba, e o presidente venezuelano Hugo Chávez em Não Se Meta. As canções desse CD revelam seu vínculo com a cultura marginal brasileira de poetas como Torquato Neto, para quem a autofagia representa a introspecção radical. Na obra de Makely Ka, a autofagia se expressa como a indignação de um artista produtor da própria carreira diante do fato de que, no contexto cultural contemporâneo, os consumidores de arte experimental são geralmente os próprios criadores: "Eu me alimento da/Carniça do meu pensamento/ E me oriento por ecos e condicionamento/ Meu amuleto são os ossos com que me sustento".
Obras 2
Links relacionados 1
Fontes de pesquisa 5
- GARCIA, LAURO LISBOA. Makely Ka: musicalidade a serviço da poesia. O Estado de São Paulo. 20 nov. 2008. Caderno 2. Disponível em: <http://www.estadao.com.br/estadaodehoje//not_imp280555,0.php>.
- MAGIOLI, Ailton. Letra viva. Estado de Minas, Belo Horizonte, 22 dez. 2006. Caderno de Cultura, p. 5.
- MAKELY KA. Blog do CD Autófago. Disponível em: <http://autofago.blogspot.com/>.
- MAKELY KA. Entrevista concedida pelo compositor, cantor, poeta e produtor a Jonas Soares Lana, redator da seção de Enciclopédias do Itaú Cultural. s/l. 17 ago. 2010. [entrevista via e-mail].
- SANCHES, Pedro Alexandre. Os novos mineiros. Carta Capital, São Paulo, 15 fev. 2008. Disponível em: < http://www.cartacapital.com.br/app/materia.jsp?a=2&a2=10&i=170 >. Acesso em: 05 jun. 2010.
Como citar
Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:
-
MAKELY Ka.
In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2025.
Disponível em: https://front.master.enciclopedia-ic.org/pessoa407584/makely-ka. Acesso em: 04 de maio de 2025.
Verbete da Enciclopédia.
ISBN: 978-85-7979-060-7