Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Literatura

Assis Brasil

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 19.11.2023
21.06.1945 Brasil / Rio Grande do Sul / Porto Alegre
Luis Antonio de Assis Brasil e Silva (Porto Alegre RS 1945). Escritor e professor. Filho de Amílcar de Assis Brasil e Silva e Glacy Lisboa Pereira, reside com a família em Estrela RS até os 12 anos, quanto volta a morar na capital. Ingressa, em 1964, no curso de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS, formando-...

Texto

Abrir módulo

Luis Antonio de Assis Brasil e Silva (Porto Alegre RS 1945). Escritor e professor. Filho de Amílcar de Assis Brasil e Silva e Glacy Lisboa Pereira, reside com a família em Estrela RS até os 12 anos, quanto volta a morar na capital. Ingressa, em 1964, no curso de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS, formando-se 6 anos depois, e integra a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, como violoncelista, instrumento que pratica desde 1957. No início dos anos 1970 publica na imprensa artigos históricos e literários, para enfim, em 1976, lançar seu primeiro romance, Um Quarto de Légua em Quadro. Em 1983, com uma carreira literária já consolidada, assume a direção do Instituto Estadual do Livro. Embarca para a Alemanha, como bolsista do Goethe Institut, em 1984, retornando ao Brasil no ano seguinte, quando assume a coordenação da Oficina de Criação Literária do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUC/RS. Em 1986, publica O Homem Amoroso, ficção com traços autobiográficos, que se converte em marco na sua trajetória como romancista. Retoma, no seu romance consecutivo, Cães da Província, de 1987, o ciclo histórico rio-grandense, enfátisado em sua produção até então. Pela publicação recebe o Prêmio Literário Nacional, do Instituto Nacional do Livro. Em 1988, a Câmara Municipal de Porto Alegre lhe concede o Prêmio Érico Veríssimo pelo conjunto de sua obra. Entre os anos de 1998 e 2000, participa do programa de literatura da Brown University, em Providence, Estados Unidos, como palestrante convidado, e do Distinguished Brazilian Writer in Residence, na Berkeley University, na Califórnia. Em 2001, recebe o Prêmio Machado de Assis de melhor livro no gênero romance, da Fundação Biblioteca Nacional, por O Pintor de Retratos. Atualmente, é professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS. É membro dos conselhos editoriais da EDIPUCRS; da Universidade de Caxias do Sul; da Revista Signo; da Universidade de Santa Cruz do Sul; da Câmara de Letras do Instituto Cultural Judaico Marc Chagall; do Conselho Consultivo da Revista de Literatura Brasileira, da Universidade de Brasília; da Associação Internacional de Lusitanistas e da Associação Cultural Acervo Literário de Erico Veríssimo.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: