Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Literatura

Roberto DaMatta

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 21.01.2021
29.07.1936 Brasil / Rio de Janeiro / Niterói
Roberto Augusto da Matta (Niterói, Rio de Janeiro, 1936). Antropólogo. Em livros como Carnavais, Malandros e Heróis e A Casa & A Rua, formula teorias para explicar aspectos da sociabilidade brasileira. Uma das mais conhecidas é a distinção entre indivíduo e pessoa, que ajuda a explicar a fragilidade das instituições sociais do país. DaMatta atua...

Texto

Abrir módulo

Roberto Augusto da Matta (Niterói, Rio de Janeiro, 1936). Antropólogo. Em livros como Carnavais, Malandros e Heróis e A Casa & A Rua, formula teorias para explicar aspectos da sociabilidade brasileira. Uma das mais conhecidas é a distinção entre indivíduo e pessoa, que ajuda a explicar a fragilidade das instituições sociais do país. DaMatta atua como professor do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde dirige o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. Mestre e doutor pela Universidade de Harvard, também trabalha, como chefe, no departamento de Antropologia da Universidade de Notre Dame (EUA). Em 1995, começa a escrever crônicas para o Jornal da Tarde, de São Paulo, e em 2001 começa a publicar em O Estado de S. Paulo. Nesses textos, alguns deles compilados na coletânea Torre de Babel (1996), o antropólogo vale-se do universo temático de seus livros - as peculiaridades da composição social do país, os diferentes papéis desempenhados pela identidade individual, a música e a literatura como ferramentas de análise - para tecer um painel otimista do cotidiano brasileiro.

Exposições 1

Abrir módulo

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: