Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Sérgio Capparelli

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 19.10.2022
11.07.1947 Brasil / Minas Gerais / Uberlândia
Sérgio Capparelli (Uberlândia MG 1947). Escritor de literatura infantil e juvenil, jornalista e professor. Filho do caixeiro-viajante Emmanuele Capparelli e Cecília Guimarães Capparelli. Em 1965 vai com a família para Goiânia, e, após nova mudança dos pais, permanece sozinho na cidade para terminar o ano letivo. Passa seis meses de 1966 em Curit...

Texto

Abrir módulo

Biografia
Sérgio Capparelli (Uberlândia MG 1947). Escritor de literatura infantil e juvenil, jornalista e professor. Filho do caixeiro-viajante Emmanuele Capparelli e Cecília Guimarães Capparelli. Em 1965 vai com a família para Goiânia, e, após nova mudança dos pais, permanece sozinho na cidade para terminar o ano letivo. Passa seis meses de 1966 em Curitiba, fixando-se, em seguida, em Porto Alegre. Cursa jornalismo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS enquanto trabalha nos jornais Zero Hora e Folha da Manhã. Nesse período faz muitas viagens pela América Latina e Europa. Em 1972, durante uma estada em Paris, inicia o doutorado em ciências da informação na Universidade de Paris II, dedicando-se ao estudo da televisão brasileira. Vive algum tempo em Munique, Alemanha, onde publica a novela Favela S.A., em 1973. Começa a lançar seus livros, a primeira novela infanto-juvenil sai em 1979 com o título Os Meninos da Rua da Praia, ao mesmo tempo que inicia a carreira de professor no curso de jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS e da UFRGS. A conclusão do doutorado se dá somente em 1980, quando defende a tese A Televisão Brasileira e Seu Modelo de Desenvolvimento. Além de uma obra diversas vezes premiada, dedicada a crianças e adolescentes, Sérgio Capparelli tem vários estudos publicados sobre jornalismo e comunicação de massa. Recebe em 1983 o Prêmio Jabuti em ciências humanas pelo ensaio Televisão e Capitalismo no Brasil. Desde 2005, vive em Pequim, China, trabalhando na Xinhua News Agency. Tem concluída a tradução, do chinês para o português, em parceria com Márcia Schmaltz, de 50 Fábulas da China Fabulosa, publicada pela editora LP&M.

Espetáculos 1

Abrir módulo

Exposições 1

Abrir módulo

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: