Rosa Gauditano

Xavantes - Aldeia de Pimentel Barbosa, Mato Grosso, 1992
Rosa Gauditano
(c) Rosa Gauditano/Fotograma
Texto
Rosa Jandira Gauditano (São Paulo, São Paulo, 1955). Fotógrafa. Entre 1974 e 1975, estuda jornalismo na Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, em São Paulo. Começa a fotografar profissionalmente em 1977, para o jornal Versus, e torna-se editora de fotografia do periódico. No início dos anos 1980, leciona fotojornalismo na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP e atua como freelancer em diversas publicações. Nesse período, realiza ensaios fotográficos com crianças que vivem nas ruas da capital paulista e inicia a documentação de festas populares religiosas no Brasil. Em 1984, trabalha no jornal Folha de S. Paulo e, em 1985 e 1986, na revista Veja. Recebe Prêmio Abril de Fotojornalismo em 1986. No ano seguinte, funda a Agência Fotograma Fotojornalismo e Documentação, com Ed Viggiani (1958) e Emidio Luisi (1948). Estabelece, em 1989, seu primeiro contato com povos indígenas em Altamira, Pará, e, a partir de então, documenta comunidades de índios karajás, kayapós, tucanos, yanomamis, xavantes, guaranis e pankararus. É autora dos livros Índios. Os Primeiros Habitantes, 1998, Raízes do Povo Xavante, 2003, e Festas de Fé, 2004. Desde 1997, dirige a agência StudioR, trabalhando nas áreas de publicidade, jornalismo e documentação. Em 2004, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), cria a organização não-governamental Nossa Tribo, dedicada a projetos voltados a nutrição infantil, edição de livros e postais.
Análise
O trabalho de Rosa Gauditano está diretamente vinculado a sua preocupação com a divulgação de tradições culturais e ao engajamento pessoal em causas indígenas. Seus principais ensaios enfocam festas folclóricas e religiosas, como a do bumba-meu-boi, no vale do Pindaré, Maranhão, e a Festa do Divino, em Pirenópolis, Goiás, e documentam aspectos do cotidiano de povos indígenas em diferentes regiões do Brasil.
Nas fotos de festividades, os enquadramentos são frontais e as cores saturadas são, em parte, conseqüência da luz natural intensa e chapada. A dimensão estética das imagens pertence, sobretudo, ao próprio referente - aos bordados, brilhos e adereços, à mistura de tecidos, estampas e cores próprias das indumentárias usadas nas procissões.
O caráter descritivo também predomina nos registros de índios, em que Rosa Gauditano focaliza aspectos de seu dia-a-dia (afazeres domésticos, artesanato, caça, brincadeiras infantis, rituais etc.) e mostra índices que explicitam o contato das tribos com a cultura dos brancos: mulheres índias usando sutiã, tampas de refrigerante incorporadas a adereços, roupas e objetos industrializados. As fotos ratificam a imagem do "bom selvagem", característica da iconografia romântica da segunda metade do século XIX. Nelas não há conflitos, os índios aparecem em harmonia entre si e com a natureza. Essa interpretação ganha conotação política, pois confere uma visibilidade positiva a populações que têm seus direitos freqüentemente negligenciados.
Obras 12
Exposições 45
Fontes de pesquisa 13
- A TRIBO de Rosa Gauditano. Iris, São Paulo, nº 502, abr. 1997.
- CARBONCINI, Anna (coord.). Coleção Pirelli / MASP de Fotografias: v. 3. Versão em inglês Kevin M. Benson Mundy. São Paulo: Masp, 1993.
- CARBONCINI, Anna (org.). Imagens de São Paulo. Curadoria Anna Carboncini. São Paulo: Masp, 1990. folha dobrada.
- Exposições. Veja S. Paulo, São Paulo, 13 abr. 1997.
- Fotógrafa Preserva Cultura. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 18 abr. 1997.
- GAUDITANO, Rosa. Cores e festas: fotografias. São Paulo: Galeria Alliance Française, s.d.
- GAUDITANO, Rosa. Raízes do povo xavante. Tradução Maria Amélia Vampré Xavier, Caimi Waiassé, Paulo Supretaprã Xavante, Suptó Buprewên Wa'iri. São Paulo: Ed. do Autor, 2003.
- GAUDITANO, Rosa. Índios, os primeiros habitantes. São Paulo: Caixa Econômica Federal, 1998.
- GUARIGLIA, Ana Maria. Mostra faz sobreviver oito tribos. Folha de S. Paulo, São Paulo, 16 abr. 1997. Ilustrada. p.12.
- Nossa tribo. Momento Fuji, São Paulo, nº 13, abr. 1997.
- O quotidiano indígena. Jornal da Tarde, São Paulo, 15 abr. 1997.
- PERSICHETTI, Simonetta. Imagens da fotografia brasileira 2. São Paulo: Estação Liberdade: Senac, 2000.
- Rosa Gauditano na Casa Fuji. Revista Criação, São Paulo, abr. 1997.
Como citar
Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:
-
ROSA Gauditano.
In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2025.
Disponível em: https://front.master.enciclopedia-ic.org/pessoa3568/rosa-gauditano. Acesso em: 04 de maio de 2025.
Verbete da Enciclopédia.
ISBN: 978-85-7979-060-7