Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Literatura

Bernardo Ajzenberg

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 02.03.2017
21.01.1959 Brasil / São Paulo / São Paulo
Bernardo Ajzenberg (São Paulo SP 1959). Escritor, tradutor e jornalista. Exerce a profissão de jornalista desde 1976, quando entra para o Centro de Informações do jornal Gazeta Mercantil. Posteriormente, trabalha nos periódicos Última Hora, Transporte Moderno e Veja. Entre 1978 e 1985, colabora regularmente com publicações alternativas de oposiç...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Bernardo Ajzenberg (São Paulo SP 1959). Escritor, tradutor e jornalista. Exerce a profissão de jornalista desde 1976, quando entra para o Centro de Informações do jornal Gazeta Mercantil. Posteriormente, trabalha nos periódicos Última Hora, Transporte Moderno e Veja. Entre 1978 e 1985, colabora regularmente com publicações alternativas de oposição ao regime militar. Forma-se em jornalismo pela Faculdade de Comunicação Cásper Líbero, em 1983. Nesse ano viaja para Paris, onde mora até 1985. A partir de então, atua no jornal Folha de S.Paulo, no qual desempenha sucessivamente as funções de redator, assistente e secretário de redação, diretor da Agência Folha e do banco de dados, diretor de conteúdo da Folha Online, versão virtual do jornal, e ombudsman, no período de 2001 a 2004. Publica seu primeiro romance, Carreiras Cortadas, em 1989. Escreve resenhas literárias nos cadernos Mais! e Ilustrada e publica contos em revistas literárias e culturais. Traduz obras do dramaturgo e escritor russo Anton Tchékhov (1860 - 1904), do escritor francês Daniel Pennac (1944) e do escritor espanhol Javier Cercas (1962). Em 2005, lança seu primeiro livro de contos, Homens com Mulheres, cujo título inevitavelmente alude à obra Men Without Women, do escritor norteamericano Ernest Hemingway (1899 - 1961), com quem partilha o estilo ficcional seco e objetivo. Atualmente é o coordenador executivo do Instituto Moreira Salles - IMS.

Obras 1

Abrir módulo

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: